Minha conta
    Dark: Perguntas não respondidas na 3ª temporada da série da Netflix

    O fim é o começo, o começo é o fim, mas nem tudo foi resolvido.

    Netflix

    Dark chegou ao fim no mês de junho. A série da Netflix, considerada complicada por muitos, trouxe um final poético e respondeu a várias perguntas que foram levantadas ao longo de três temporadas. No entanto, também deixou muitas questões em aberto — principalmente o que aconteceu com o olho de Woller!

    Se o fim é o começo e o começo é o fim, ainda tudo é muito misterioso e — alguns diriam — complicado. Depois de debater o que aconteceu após o desfecho da série e o que era real ou ficção, o AdoroCinema separou 5 perguntas que não foram respondidas na 3ª temporada. Vem com a gente!

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers da 3ª temporada de Dark.

    Dark: Crítica da 3ª temporada da série da Netflix

    Por que Noah e Helge matavam crianças?

    Stefan Erhard / Netflix

    Na 1ª temporada de Dark, vimos como Noah e Helge sequestrariam crianças e adolescentes do sexo masculino para testar a máquina do tempo do bunker, geralmente com resultados mortais. Mas por que eles só sequestravam garotos? Ou suas vítimas eram todas coincidentemente masculinas? Por que os alvos eram crianças? Seria por serem mais fáceis de manipular e sequestrar?

    A série também não chega a explicar realmente por que Noah e Helge estavam trabalhando naquele dispositivo específico de viagem no tempo, quando mais tarde o grupo Sic Mundus e Adam aparentemente também estavam usando o portal maior embaixo da Igreja.

    Por que a Marta viu a si mesma na floresta?

    Netflix

    No primeiro episódio da 3ª temporada, Martha-2 (a versão de Martha que existe no mundo de Eva) estava correndo na floresta quando ela tropeçou e caiu, e então teve uma visão. Ela viu o que parecia ser exatamente a Martha do mundo de Jonas, como a vimos na 2ª temporada. O vestido branco que ela está usando é a roupa que Martha usou na noite em que ela e Jonas tiveram relações pela primeira vez.

    A cena remonta a visão que Jonas teve na 1ª temporada. Só que ao invés de ver outra versão de si mesmo, suas visões mostram seu pai: Mikkel / Michael, com as roupas em que morreu.

    Tanto Michael quanto Martha, nas visões, estão cobertos por uma substância escura. Nunca foi explicado o que era, porém, se parece bastante com o césio — o material radioativo que criou os portais de viagem no tempo. Mas, novamente, a presença dessa visão nunca foi totalmente explicada na série.

    Dark: 5 momentos da série da Netflix que explodiram nossa cabeça

    Quem é o pai de Regina?

    Netflix

    Durante todas as três temporadas de Dark, ficou no ar a pergunta sobre o verdadeiro pai de Regina. Claudia teve um caso com Tronte Nielsen, e muitos acreditaram que ele era o pai de Regina — inclusive o próprio Tronte, como revela a Claudia no futuro. Mas na cena final de Dark, no mundo de origem, vimos uma foto de Regina, Claudia e Bernd Doppler parecendo uma família feliz. Vale lembrar que ele é o dono da usina e pai de Helge. O site oficial Dark também confirma que Bernd era o pai de Regina no mundo de Jonas.

    Mas como esse relacionamento aconteceu? Em todas as cenas dos anos 50, vimos uma Claudia muito jovem (provavelmente com 13 anos de idade) interagir ocasionalmente com o adulto Bernd. É desconfortável pensar nessa dinâmica de sexualidade. Além disso, seu relacionamento na década de 1980, quando Claudia, já adulta estava pronta para substituir Bernd na usina, nunca pareceu romântico. A produção também não deixa claro o que aconteceu com Greta, esposa de Bernd e mãe de Helge, que vimos nos anos 50.

    Explicando Dark: As famílias da série

    Quem enviou a Clausen a carta sobre seu irmão?

    Netflix

    Na 2ª temporada de Dark, um investigador chamado Clausen foi a Winden e disse que um estranho havia lhe enviado uma carta avisando-o da presença de Aleksander na cidade, fato que levou indiretamente ao Apocalipse. A série nunca revelou diretamente quem enviou a carta. Houve, no entanto, uma pista importante na 3ª temporada que nos permite fazer um palpite. O Desconhecido (filho de Martha e Jonas) fez exatamente a mesma citação de Sigmund Freud presente na carta, levando-nos a adivinhar que ele era o autor da carta a mando de Eva.

    Aleksander era um viajante do tempo?

    Netflix

    A 3ª temporada ofereceu uma explicação para o passado de Boris Niewald, também conhecido como Aleksander, no mundo 2. Ele revelou a Bartosz que aparentemente havia matado um homem em um assalto que deu errado e fugiu para Winden. Mas foi a mesma coisa que aconteceu com Boris no mundo de Jonas? Não há como ter certeza, pois todos os mundos não têm eventos 100% idênticos.

    Essa é a explicação ainda não justifica como Boris estava tão confiante quando se aproximou de Regina e depois de Claudia, um encontro quase intencional. Naquela época, essas cenas faziam parecer que Boris era um viajante do tempo, e ele estava em algum tipo de missão. A história de origem do roubo que deu errado não explica a estranheza de seu encontro com mãe e filha.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top