Minha conta
    Stranger Things: Netflix promete diminuir cenas com cigarro após repercussão da série

    As duas primeiras temporadas da série tiveram o maior número de momentos com fumantes em seus anos de lançamento.

    No último ano, o número de personagens fumantes em séries de televisão para adolescentes aumentou quase quatro vezes, e o programa que teve a maior quantidade de cenas com cigarro foi a 2ª temporada de Stranger Things. O estudo feito pela Truth Iniciative, grupo antifumo, divulgou os dados confirmando que a série da Netflix teve 262 momentos em que personagens estavam fumando.

    A gigante do streaming respondeu, afirmando que mudanças serão feitas. As séries classificadas para menores de 14 anos não terão mais cigarros, com excessões para questões históricas e precisão factual. Já os programas com uma classificação mais altas também terão uma diminuição no retrato de fumantes, a não ser que seja uma característica essencial para a visão criativa do artista ou para o personagem.

    "A Netflix apoia profundamente a liberdade artística, mas também reconhecemos que fumar é prejudicial à saúde e quando retratado de forma positiva em tela pode influenciar jovens," comentou um representante da empresa. Além disso, um aviso sobre consumo de tabaco será incluído no início dos espisódios junto om os outros avisos de classificação.

    De acordo com o estudo, Stranger Things quase duplicou o número de vezes que cigarros aparecem em cena, de 182 para 262 da primeira para a segunda temporada. Outras séries do serviço de streaming também tiveram um grande aumento de fumantes em telas nas suas temporadas mais recentes, como Unbreakable Kimmy Schmidt, que deu um salto de 9 momentos em tela para 292; Orange Is the New Black, 233 momentos em comparação aos 45 anteriores; e House of Cards, que teve o menor aumento, de apenas 13 retratos de cigarros a mais.

    Outras séries também mencionadas no estudo incluem The Marvelous Mrs. Maisel, Gap Year, Once Upon a TimeModern Family e American Horror Story. Com a chegada da nova temporada de Stranger Things, vale reparar o quanto os personagens estão fumando.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top