Minha conta
    Se Eu Fechar os Olhos Agora: Um thriller que mistura suspense, charme e nostalgia (Primeiras Impressões)

    O AdoroCinema conferiu o piloto da minissérie com Mariana Ximenes, Murilo Benício e Débora Falabella.

    O que faz um mistério ser bom? Uma cena de crime chocante, cheia de dicas a serem desvendadas? Um grupo desconfiado de personagens, onde todos parecem estar escondendo algo? Seja lá o que for, qualquer trama do gênero precisa saber captar o interesse do espectador rapidamente. Colocar aquela pulga atrás da orelha, sabe? Claramente, esse é o objetivo do primeiro episódio de Se Eu Fechar os Olhos Agora, nova minissérie da Rede Globo.

    Ambientada na década de 1960, a trama é centrada nos amigos Paulo (João Gabriel D’Aleluia) e Eduardo (Xande Valois), que encontram o corpo da jovem e bela Anita (Thainá Duarte) num lago. Acusados injustamente pelo crime, eles só são liberados quando o marido da moça confessa a culpa, de forma inesperada. Quando outra tragédia acontece, a dupla percebe que há algo de errado e começa uma perigosa investigação — que revelará diversos segredos de pessoas poderosas em sua cidade.

    Adaptação do livro homônimo de Edney Silvestre, a série de Carlos Manga Jr. toma o tempo necessário para apresentar a fictícia cidade de São Miguel. A tragédia de Anita não demora a acontecer, mas seu caso surge para conectar as grandes figuras do local. Em menos de uma hora, já dá para perceber que Murilo BenícioDébora FalabellaMariana Ximenes prometem se destacar com os segredos de seus personagens: o prefeito Adriano Marques Torres, a primeira-dama Isabel e a ex-miss Adalgisa, respectivamente.

    Rede Globo de Televisão

    Por sua vez, os jovens João Gabriel D'Aleluia e Xande Valois encantam na responsabilidade de protagonistas, trazendo sutileza e inocência para um universo tenso e repleto de aparências dentre os moradores da cidade. Outra dupla que promete chamar atenção é formada por Jonas Bloch e Vitor Thiré, como o bispo Dom Tadeu e seu secretário, Danilo. Apenas no piloto, essa parceria já carrega um cinismo misterioso, capaz de roubar cada cena.

    O roteiro de Ricardo Linhares abraça o clima de época, mas também traz algumas conexões sagazes com a cultura atual. Investindo em reviravoltas interessantes, o episódio faz um trabalho decente em apresentar a história, sem entregar demais. Infelizmente, as expressões antigas (cujo uso é necessário) nem sempre encaixam na embocadura de certos intérpretes, o que acaba passando uma sensação de superficialidade em alguns personagens.

    Vale a pena também prestar atenção no caprichado trabalho de arte, onde figurinos e detalhes do cenário já ajudam a distinguir as personalidades das figuras centrais da série. Basta ver como funciona a comparação entre os universos de Isabel e Adalgisa, por exemplo, até nos arranjos de flores. Tal efeito ganha mais força com uma fotografia que valoriza tons opacos — porém destacando os tons vermelhos para o olhar do espectador — e dando um clima nostálgico para cenas, principalmente as externas.

    Com um elenco ainda formado por Antônio FagundesGabriel Braga NunesBetty FariaAntônio GrassiLidi LisboaPaulo Rocha e Milton GonçalvesSe Eu Fechar os Olhos Agora começa a ser exibida pela Rede Globo em 15 de abril; todas as segundas, terças, quintas e sextas, após O Sétimo Guardião. A série completa já estará disponível no serviço de streaming Globoplay, no dia 8 do mesmo mês. Ela também está presente no catálogo do NOW.

    Rede Globo de Televisão
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top