Minha conta
    Netflix é criticada pela quantidade de fumantes em suas séries originais

    Stranger Things é o programa com maior número de cigarros em cena e "propaganda" preocupa organização estadunidense antitabagista.

    Um estudo da Truth Initiative, organização antitabagista, revela que séries da Netflix contêm uma quantidade preocupante de cigarro em cena. Catorze shows populares entre espectadores dos 15 aos 24 anos na temporada 2015/2016 foram avaliados pelo grupo, que registrou 319 "incidentes com tabaco" na Netflix contra 139 das séries de TV. Stranger Things foi a campeã de fumo, seguida por The Walking DeadOrange is the New Black e House of Cards.

    O cigarro sempre teve uma relação muito próxima com o cinema e é difícil achar títulos da chamada Era de Ouro de Hollywood que não tenham protagonistas fumando orgulhosamente. Expelir fumaça era considerado glamouroso, sedutor, símbolo de poder, sofisticação e eventualmente rebeldia. Conforme estudos comprovavam o mal causado pelo hábito, a promoção audiovisual ficava mais forte, com alta verba das indústrias do fumo direcionada à inserção de personagens fumantes nos filmes.

    Com o tempo a campanha antitabagismo venceu, atores foram proibidos de ganhar cachê por baforadas em cena e cigarros passaram a influenciar negativamente a definição da classificação indicativa das obras audiovisuais. Eles, no entanto, aos poucos têm aumentado novamente sua participação nas telonas e principalmente nas telinhas.

    Um representante da Netflix se pronunciou à Variety sobre o assunto: "Ao mesmo tempo em que o entretenimento via streaming torna-se mais popular do que nunca, estamos felizes que o cigarro não mais seja. Temos interesse em saber mais sobre o estudo.".

    "Enquanto todos estavam assistindo, mas ninguém estava prestando atenção, experimentamos um penetrante retorno das imagens do ato de fumar, glamourizando e normalizando um hábito mortal para milhões de jovens influenciáveis. Isso tem que parar", declarou o CEO da Truth Initiative.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top