Minha conta
    Os Simpsons: Roteirista do primeiro episódio não foi convidada a integrar a equipe apenas por ser mulher

    ...

    O nome Mimi Pond pode não significar muita coisa para você, mas esta é a roteirista responsável por um episódio de Os Simpsons. Não um episódio qualquer: o primeiríssimo episódio da série animada a ir ao ar, em 1989.

    Uma pessoa imaginaria que o fato de ela ter assinado o primeiro episódio a renderia obviamente um lugar de mínima importância na sala dos roteiristas durante os primeiros anos da produção. Mas isto é exatamente o oposto do que aconteceu.

    Em uma entrevista concedida à Jezebel, Pond – que está lançando um novo livro no mês de agosto – explicou a sua relação com o criador dos Simpsons, Matt Groening, e revelou que jamais foi convidada a integrar a equipe. O motivo? Contando, ninguém acredita...

    "Meu marido e eu havíamos sido apresentados a Matt Groening por Gary Panter. [Nós] tínhamos trabalhado juntos em PeeWee's Playhouse. Conhecemos Matt antes de Os Simpsons aconteer, quando ele estava fazendo as tirinhas 'Life in Hell'. Quando a série surgiu, ele estava perguntando aos seus amigos cartunistas se eles queriam escrever episódios, e aparentemente eu fui a única que disse sim. Quando eu escrevi um episódio, eu escrevi e aconteceu de ir ao ar como o primeiro porque eles estavam atrasados no cronograma", explicou.

    Pond estende:

    "Eu nunca fui convidada para estar na equipe, e eu nunca soube o porquê por muito tempo. Ninguém nunca me ligou para explicar ou pedir desculpas ou nada do tipo. E não foi até anos depois que eu descobri que Sam Simon, que era o showrunner, não queria nenhuma mulher por perto porque ele estava passando por um divorcio. Aquilo permaneceu um 'clube do Bolinha' por um bom tempo. Eu sinto que eu era tão qualificada quanto qualquer outra pessoa que tenha vindo depois e sido contratada pela série, e foi somente porque eu sou uma mulher que eu não tive permissão de entrar naquele clube (...) Sinto muito furar a bolha de felicidade. Não foi uma experiência alegre para mim."

    É claro, isso foi no início da década de 1990, e desde então as circunstâncias mudaram. Mas o The AV Club fez uma pesquisa, e exibe os números:

    Dos mais de 100 roteiristas ou times de roteiristas creditados na série, apenas 12 são ou incluem mulheres. E dos 616 episódios totais de Os Simpsons que foram ao ar, somente 8% foram escritos por mulheres ou incluíam mulheres na equipe.

    Como estamos nos sentindo quanto a isso?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top