Atenção! Esta matéria contém spoilers sobre o último episódio da 5ª temporada de Stranger Things.
Intitulado "O Mundo Direito", o último episódio de Stranger Things amarrou bem os conflitos principais dos personagens em suas mais de duas horas de duração. Mas, propositalmente, algumas pontinhas ficaram soltas no final, seja para deixar os espectadores na dúvida — como é o caso do destino de Eleven (Millie Bobby Brown) — ou para abrir novas portas dentro do universo da série.
Ao longo da quinta temporada, Max (Sadie Sink) e Holly (Nell Fisher) esforçaram-se para desbravar os mistérios da mente perturbadora de Henry Creel (Jamie Campbell Bower) e suas lembranças. Tentando escapar de "Camazotz", elas descobriram que o vilão não entrava na caverna por medo de enfrentar uma memória extremamente traumática, a qual descobrimos do que se trata na íntegra no series finale.
Netflix
Nela, um Henry criança — vivido pelo ator Maksim Blatt — encontra um homem ferido com uma maleta e vestido com um jaleco. Enquanto Henry tenta ajudá-lo, o homem reage com extrema paranoia e atira na mão de dele. Assustado, ele pega uma rocha do chão e acerta-o na cabeça com ela até matar o homem. Então, ainda em choque, ele abre a maleta e descobre uma pedra vermelha que revela-se como um "recipiente" para o Devorador de Mentes, que infecta Henry e o transforma em parte da "consciência coletiva" do Abismo.
O que realmente está na maleta encontrada por Henry Creel será respondido em spin-off de Stranger Things
Netflix
A série explica por alto por que Henry ficava tão perturbado com aquela memória à ponto de não querer entrar na caverna, mas os criadores já adiantaram que a cena foi um vislumbre do que será explorado na próxima produção do universo de Stranger Things quando questionados sobre a tal pedra encontrada na maleta:
"O spin-off vai explorar isso e explicar, e vocês vão entender. Mas é uma mitologia completamente diferente. Então não é uma exploração profunda do Devorador de Mentes nem nada do tipo. É algo muito novo e original, mas sim, vai responder a algumas das pontas soltas que ficaram", afirmou Matt Duffer em entrevista à Variety.
Ainda sem data de estreia, a nova série derivada será em formato live-action e, segundo os showrunners, ela acompanhará "personagens completamente novos, cidade nova, mundo novo e uma mitologia nova". Ou seja, nenhum dos personagens originais deve aparecer.
Além dessa produção ainda sem título, o spin-off animado Stranger Things: Histórias de 85 está previsto para ser lançado ainda em 2026 na Netflix.