Atenção! Esta matéria contém spoilers sobre o final do último episódio de Stranger Things.
Os Irmãos Duffer prometeram de antemão à quinta temporada de Stranger Things que amarrariam as pontas soltas deixadas ao longo da série. Isso não quis dizer que nenhum mistério ficaria propositalmente em aberto. Bem no finalzinho do series finale, eles deixam uma grande interrogação: Eleven morreu em sacrifício ou escapou com vida do Mundo Invertido?
Desde a advertência fatal de Kali (Linnea Berthelsen) de que ela só poderia parar de ser usada para a destruição, a personagem de Millie Bobby Brown entrou em um dilema intenso se morreria junto com o Abismo ou tentaria passar a vida se escondendo da Dra. Kay (Linda Hamilton). Ao longo do último episódio, vimos Mike (Finn Wolfhard) e Hopper (David Harbour) tentando convencê-la de que ela merecia viver plenamente, mas ela demonstra estar decidida em seguir o plano "kamikaze" da irmã.
Em uma cena emocionante ao som de "Purple Rain", ela se despede de Mike e afirma que um dia ele entenderia por que escolheu sacrificar-se, não podendo aguentar quantas mortes seriam atribuídas ao seu sangue, aos seus poderes e ao experimento cruel de Brenner. Porém, uma teoria do garoto abriu uma janela de esperança de que Onze teria sobrevivido.
Netflix
No epílogo, ao final de uma partida de Dungeons & Dragons com Lucas, Dustin, Will e Max, Mike compartilha com o grupo que a amiga deles sequer poderia estar usando seus poderes para comunicar-se com ele nos portões do MAC-Z, já que a "kryptonita sonora" do exército estava sendo disparada. Então, ele diz que Kali teria usado suas últimas energias para projetar uma ilusão de Eleven enquanto ela escapava escondida da explosão. Ele narra que ela teria encontrado uma cidadezinha remota para viver longe da perseguição e conseguir sua merecida paz.
Morte de Eleven fica propositalmente em aberto no final de Stranger Things
Netflix
Assim como o grupo de protagonistas, muitos fãs escolheram acreditar na versão otimista do plano de sobrevivência de Onze, enquanto outros afirmam que isso não passsou de uma história inventada por Mike. Essa foi justamente a intenção dos criadores da série, colocar os espectadores na mesma posição dos personagens — é preciso escolher em que versão acreditar:
"Obviamente, a intenção é que seja ambíguo, certo? Com a Eleven. No fim das contas, a história é contada do ponto de vista do Mike e dos amigos dele. E eles não sabem [se Eleven sobreviveu], e o público também não pode saber. Se você soubesse que ela está por aí e que existe, então ela estaria em grande perigo. Então, achamos que havia algo muito interessante em não saber ao certo e deixar nossos personagens escolherem acreditar. Achamos que isso era mais impactante do que dar uma resposta definitiva, seja qual for", explicou Matt Duffer em entrevista à Variety.
Mesmo insistindo em manter a ambiguidade no final, Matt disse que a "única teoria que que vou esclarescer é que a Eleven não se comunica com o Mike de forma alguma", já que a kryptonita impede que as habilidades psíquicas dela funcionem.
A 5ª temporada completa de Stranger Things está disponível para streaming na Netflix.