Em 2025, as novelas brasileiras provaram que sabem, sim, se reinventar, mesmo dentro de formatos já consagrados. O gênero tão querido no país continuou chamando a atenção do público na TV aberta, mas também se expandiu para o streaming e até para o formato vertical, alcançando públicos que antes passavam longe da telinha tradicional.
Entre remakes e histórias originais, as produções do ano entregaram boas narrativas que, mesmo com alguns deslizes e polêmicas, conquistaram os noveleiros e dominaram as redes sociais. Afinal, como diz o ditado, falem bem ou falem mal, o importante é falar!
Entre os títulos mais marcantes está Garota do Momento, que se destacou ao unir um elenco afiado a uma charmosa ambientação dos anos 1950. A novela segue Beatriz (Duda Santos), que se torna garota-propaganda enquanto tenta reencontrar a mãe, Clarice (Carol Castro). A obra de Alessandra Poggi ganhou prêmios e se tornou a trama mais comentada da década na faixa das 18h, mas também pecou na condução da protagonista, entre outros aspectos.
Vingança, astros do sertanejo, princesa africana e muito mais: Conheça as próximas novelas da Globo e suas datas de estreia!Não dá para falar de 2025 sem citar o remake de Vale Tudo, assinado por Manuela Dias. Em meio a tantas mudanças, tanto no enredo quanto no perfil dos personagens, o folhetim das 21h não conseguiu se firmar como uma releitura à altura do clássico de 1988, mas, gostando ou não, virou assunto e não saiu da boca do povo durante sua exibição.
Também entra na lista Guerreiros do Sol, produção original do Globoplay. Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, a novela de apenas 45 capítulos apresentou um dos melhores elencos do ano e uma inspiração bem-sucedida da história de Lampião e Maria Bonita. Sem falar na direção de arte, na fotografia e nos figurinos hipnotizantes.
A novela mais marcante do ano varreu o streaming e terá nova temporada
Outra novela do streaming que prendeu minha atenção do primeiro ao último capítulo foi Beleza Fatal, a primeira produção nacional do gênero da HBO Max. Chegou sem prometer muito e entregou absolutamente tudo, tornando-se a minha preferida do ano.
HBO Max
Com reviravoltas, exageros e uma trama intensa de vingança, o autor Raphael Montes nos entregou uma verdadeira “farofa folhetinesca”. Havia tempos que não se via tanta comoção para assistir a um último capítulo, acompanhada de uma enxurrada de memes, especialmente da adorável vilã Lola, brilhantemente interpretada por Camila Pitanga.
Quem hitou mais? Odete Roitman ou a dona da Lolaland? Páreo duro!
O sucesso foi tão grande que a HBO Max confirmou recentemente a continuação da história de Lola, Sofia (Camila Queiroz) e das famílias Paixão e Argento. A segunda temporada de Beleza Fatal já está em desenvolvimento, mas ainda não tem previsão de estreia.