Gohan Beast Mode é certamente uma das transformações mais controversas de Dragon Ball. Considerada por alguns na comunidade como mero agrado aos fãs, outros internautas defendem essa nova forma, argumentando que ela não surgiu do nada e que indícios já estavam presentes muito antes.
Com a estreia de Dragon Ball Super, os personagens de Akira Toriyama receberam uma série de novas transformações. Instinto Superior para Goku, Instinto Superior Ego para Vegeta, Piccolo Laranja para Piccolo e Super Saiyajin Fúria para Trunks: cada um tem a sua! Mas, entre todas essas novas formas, uma é mais controversa que as outras: Gohan Beast Mode.
A verdade "preguiçosa" por trás do Super Saiyajin: Este é o simples motivo por que o cabelo de Goku fica loiro em Dragon BallRevelada pela primeira vez em Dragon Ball Super: Super Hero, essa transformação foi amplamente criticada por ser apenas um agrado aos fãs e por não ter qualquer propósito narrativo. Mesmo assim, alguns internautas ainda a defendem!
Gohan quer se distanciar de seus genes Saiyajin
Toei Animation
Para os fãs mais fervorosos de Dragon Ball Super, os sinais do Gohan Beast Mode (ou Gohan Bestial) estavam presentes desde o arco da Ressurreição de Freeza. Ao enfrentar os capangas de Freeza, Gohan foi facilmente derrotado, até mesmo humilhado, e foi então que ele declarou que queria treinar para não ter que passar por aquilo novamente. E foi exatamente isso que ele fez para atingir seu auge no Torneio do Poder.
Mas no mangá, durante sua luta contra Kefla, ele reconhece que sua forma Suprema, obtida graças ao Velho Kai que desbloqueou seu potencial durante a Saga Buu, está incompleta. Quando o Saiyajin percebe que não está lutando na forma Super Saiyajin, ele explica que quer desenvolver sua força através de sua natureza humana, não de seus genes Saiyajin . Mas para alcançar isso, Gohan precisa superar uma falha que possui desde criança...
Gohan, um personagem único em Dragon Ball
Toei Animation
Se você se lembra da jornada de Gohan ao longo de Dragon Ball, vai notar algo: ele precisa de um gatilho emocional para atingir seu potencial máximo. Pense na reação dele quando Raditz derrota seu pai, ou na raiva quando Cell esmaga a cabeça do Androide 16, transformando-o em um Super Saiyajin 2. Bem, em Dragon Ball Super: Super Hero, acontece a mesma coisa quando ele vê Piccolo ser derrotado por Cell Max.
Mas a diferença nesta situação é que ele se aprimorou por meio de seus próprios esforços para alcançar sua verdadeira forma, usando seu lado humano. Além disso, após os eventos de Super Hero, o mangá de Dragon Ball revela que, durante sua luta contra Goku em sua forma Bestial, Gohan explica que não consegue utilizar totalmente essa transformação devido a um gatilho emocional que não consegue superar.
Este é o anime de luta e aventura considerado o sucessor de Dragon Ball: Todos os episódios disponíveis para streamingAssim, existem grandes - e profundos - motivos para essa transformação de Gohan, algo que faz parte da construção do personagem há muito tempo. Não se trata apenas de um capricho estético ou um apoio pontual na história do anime.