Uma das minisséries mais provocativas da TV está de volta: São apenas 18 episódios e um dos elencos mais estrelados de todos os tempos
Guilherme Rocha
Guilherme Rocha
-Subeditor
Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.

Baseada no texto de Nelson Rodrigues, a produção marcou uma época e reuniu alguns dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira.

TV Gllobo

Em abril de 1995, a Globo estreou uma produção que conduziu o público diretamente ao provocativo universo de Nelson Rodrigues. Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados foi inspirada no romance Asfalto Selvagem, o primeiro texto que o autor assinou com seu nome verdadeiro, publicado no jornal carioca Última Hora entre 1959 e 1960.

Agora, três décadas depois, o Globoplay resgata essa joia da teledramaturgia como parte do Projeto Resgate, permitindo ao público ver ou rever os minissérie quando quiser. E vale muito a pena dar o play e maratonar os 18 episódios: a obra traduz com maestria a linguagem rodrigueana e seu olhar implacável sobre a alma humana, especialmente a brasileira.

Nem Presença de Anita, nem Anos Dourados: A minissérie da Globo com a maior audiência da história rendeu dois filmes de sucesso

Adaptada por Leopoldo Serran, Engraçadinha marcou o primeiro papel dramático de Claudia Raia nas telinhas e foi responsável por revelar a então novata Alessandra Negrini, que deu vida à personagem-título na primeira fase da trama. À época, as atuações das duas foram amplamente elogiadas, tanto pelo público quanto pela crítica.

Qual é a história de Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados?

Na primeira fase, ambientada em Vitória (ES), na década de 1940, Engraçadinha (Alessandra Negrini) tem 18 anos e é noiva de Zózimo (Pedro Paulo Rangel). De família conservadora, ela vive um romance com Sílvio (Ângelo Antônio), seu primo e noivo de sua melhor amiga, Letícia (Maria Luísa Mendonça), que também nutre um intenso desejo por Engraçadinha.

A tragédia surge quando Sílvio descobre que, na verdade, é irmão de Engraçadinha. Em desespero, ele se castra e morre diante dela. Grávida, a jovem decide se casar com Zózimo.

As duas versões de Engraçadinha TV Globo
As duas versões de Engraçadinha

A segunda fase se passa vinte anos depois, no subúrbio do Rio. Agora, Engraçadinha (Claudia Raia) é uma mãe de família religiosa que tenta se livrar dos pecados do passado, mas, secretamente, reencontra o prazer ao se envolver com Luiz Cláudio (Alexandre Borges).

No entanto, Letícia descobre o caso proibido e passa a chantageá-la perigosamente, enquanto Engraçadinha precisa lidar com a própria filha, Cilene (Mylla Christie), que apresenta o mesmo comportamento de sua versão no passado.

Superprodução e sucesso de audiência

Como Engraçadinha fez parte das comemorações dos 30 anos da TV Globo, a emissora investiu pesado na minissérie. Foram 14 cenários construídos no Projac (atual Estúdios Globo), 19 em outros estúdios, além de cinco cenários ao ar livre no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Algumas cenas também foram gravadas no Palácio do Itamaraty, na capital fluminense.

Além disso, mais de 700 figurinos foram confeccionados nas oficinas da TV Globo especialmente para a obra baseada no texto de Nelson Rodrigues. A produção de arte ainda realizou um trabalho minucioso sobre as décadas retratadas, com atenção especial para marcar claramente as diferenças entre as duas fases da trama.

Engraçadinha - Seus Amores e Seus Pecados
Engraçadinha - Seus Amores e Seus Pecados
Data de lançamento 1995
Séries : Engraçadinha - Seus Amores e Seus Pecados
Com Alessandra Negrini, Cláudia Raia, Ângelo Antônio

Tanto primor teve efeito: Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados alcançou média geral de 31 pontos de audiência e mantém até hoje o posto de quarta minissérie da Globo mais assistida da história, atrás apenas de O Auto da Compadecida (1999), Memorial de Maria Moura (1994) e Anos Dourados (1986).

O elenco ainda conta com nomes como Cláudio Corrêa e Castro, Nicette Bruno, Sérgio Mamberti, Caio Junqueira, Carmo Dalla Vecchia e Otávio Müller, além de participações especiais de Antônio Fagundes, Bia Seidl, Lima Duarte, Aracy Balabanian, Arlete Salles, Louise Cardoso, Ary Fontoura e muitos outros veteranos da emissora.

facebook Tweet
Links relacionados