O ciclo de vida da maioria das séries da Netflix não se estende além de duas temporadas. Algumas são canceladas já após a primeira, mas o verdadeiro desastre costuma acontecer na segunda. Infelizmente, uma de suas melhores séries atuais acaba de sofrer esse destino: NBA: 5 em Quadra foi cancelada pela plataforma. Lançada em 2024, a série documental foi baseada em uma ideia muito específica: acompanhar a vida de cinco jogadores da NBA ao longo de uma temporada inteira.
O primeiro volume focou em LeBron James, Jimmy Butler, Anthony Edwards, Domantas Sabonis e Jayson Tatum, enquanto o segundo contou com Jaylen Brown, Kevin Durant, Shai Gilgeous-Alexander, Tyrese Haliburton e James Harden.
Uma agradável surpresa com pouca repercussão
Netflix
Pessoalmente, confesso que nunca fui muito fã de documentários esportivos, mas há algumas semanas resolvi dar uma chance a NBA: 5 em Quadra e gostei bastante. Além disso, a segunda temporada teve o incentivo extra de que duas de suas estrelas chegaram às finais da NBA na temporada passada e, para completar, uma delas sofreu uma lesão grave no jogo decisivo. Um drama completo.
Conforme revelado pelo What's on Netflix, os números de audiência da primeira temporada foram apenas razoáveis, alcançando 4,6 milhões de visualizações no segundo semestre de 2024 e mais 1 milhão no primeiro semestre de 2025. Os dados da segunda temporada ainda não estão disponíveis até o momento, mas ela sequer conseguiu entrar no Top 10 semanal da Netflix.
Além disso, outras produções semelhantes tiveram um desempenho muito melhor na Netflix. Por exemplo, Receiver alcançou 7,5 milhões de visualizações, enquanto Fórmula 1: Dirigir para Viver atingiu 10,4 milhões e Quarterback 12,7 milhões.
O fato de uma nova temporada da NBA ter começado e, desta vez, não haver nenhuma equipe da Netflix acompanhando nenhuma estrela da liga de basquete significa que os fãs da NBA não terão outra opção a não ser se contentar com as duas temporadas já existentes de NBA: 5 em Quadra.