Se há algo pelo qual devemos agradecer à era do streaming, e à Netflix em particular, é a forma como essas plataformas conseguem dar nova vida a séries inesperadas que, de repente, conquistam inúmeros novos espectadores. Isso é especialmente notável quando a produção, agora um sucesso, passou despercebida durante sua exibição original. É o caso de Absentia, uma série policial da Amazon estrelada por Stana Katic – conhecida por muitos como a parceira de Nathan Fillion em Castle – e que teve 3 temporadas transmitidas entre 2017 e 2020.
Atualmente, todas as três temporadas da série ganharam uma nova vida no streaming, entrando para o Top 10 da Netflix com mais de 14 milhões de visualizações no total.
Ausência e amnésia
Amazon
Katic volta a interpretar uma agente aqui, desta vez do FBI. Sua personagem, Emily Byrne, desapareceu sem deixar rastros enquanto perseguia um assassino em série e foi dada como morta. Anos depois, ela é encontrada em uma cabana sem nenhuma lembrança do ocorrido. Enquanto tenta reconstruir sua vida, a mulher é acusada de assassinato – o que a força a se tornar uma fugitiva.
Uma nova chance na Netflix
Criada por Gaia Violo e Matt Cirulnick, e estrelada por Patrick Heusinger, Cara Theobold e Richard Brake, a série teve uma recepção um tanto morna na época. Os críticos a rotularam como um drama policial convencional, mas isso não a impediu de encontrar seu público, que se apaixonou pelas aventuras da Agente Byrne.
Sem dúvida, um dos motivos para esse ressurgimento na Netflix reside na forma como a série foi originalmente distribuída. Apesar de ser uma produção original da Amazon, as duas primeiras temporadas foram lançadas internacionalmente pela AXN, e não pelo Prime Video. Foi apenas a terceira temporada que ficou disponível globalmente na plataforma.
Os três volumes de Absentia seguem disponíveis na Netflix.