Muito do sucesso das novelas brasileiras se deve à entrega em cena de grandes atores, cujo talento deixa o público de boca aberta. No entanto, mesmo com atuações primorosas e produções que figuram entre as mais vendidas no exterior, nenhum ator brasileiro havia conquistado um prêmio internacional por atuação em novela – até agora!
Este ano, um folhetim da Globo se destacou internacionalmente: Mania de Você, escrita por João Emanuel Carneiro. Mesmo sendo a novela das 9 com menor audiência da história, a trama foi indicada ao Emmy Internacional e premiada no chamado "Oscar da TV Latina", o Prêmio Produ, na categoria de Melhor Ator Protagonista de Novela Romântica.
Ator entrou para a história
Alcançando um marco que muitos veteranos, como Antônio Fagundes, Tony Ramos e Lima Duarte, não conseguiram, Nicolas Prattes levou o troféu por sua atuação como Rudá em Mania de Você. O ator de 28 anos superou os finalistas Pedro Novaes (Brasil), João Catarré (Portugal), Osvaldo de León (México) e Pedro Campos (Chile).
Nem Tony Ramos, Nem Tarcísio Meira: O ator que mais fez novelas no Brasil interpretou um personagem boa gente em Alma GêmeaNa história, o caiçara se envolve com Luma (Agatha Moreira, também indicada ao Prêmio Produ), mas depois seu destino se cruza com o de Viola (Gabz). O personagem enfrenta muitas reviravoltas ao longo da trama, incluindo acusações de assassinato, prisão e, por fim, sua trágica morte – um desfecho que muitos fãs exigiram em abaixo-assinado!
Divulgação TV Globo/Izac Fedotti
Muitas novelas brasileiras já haviam recebido reconhecimento internacional, incluindo diversos troféus do Emmy Internacional, mas o prêmio de Nicolas Prattes marca a primeira vez que um ator brasileiro é reconhecido por sua performance individual.
"É uma alegria imensa! Esse reconhecimento chega em um momento muito especial da minha carreira, e me relembra o porquê escolhi esse caminho. Contar histórias com verdade, com entrega e com alma", afirmou ele em entrevista ao Gshow.
O ator esteve presente na premiação, realizada em Cancún, no México, na última quinta-feira (20), ao lado da esposa, Sabrina Sato. Ele interrompeu as gravações do filme Minha Vida com Shurastey para comparecer à cerimônia de gala.
Mais um prêmio para o Brasil
O Prêmio Produ também trouxe outra vitória para o Brasil: a de Melhor Telenovela Romântica, por Garota do Momento (2024), que ganhou o título La Chica del Momento lá fora. A novela concorria com Mania de Você, além de produções do México, Portugal e Chile.
“Esse reconhecimento como melhor novela romântica de toda América Latina é muito significativo. Quando se escreve novelas no Brasil, a gente escreve para a gente. Mas é muito bom saber que a gente também conquista outras pessoas, que também emociona pessoas de outros países. É muito bacana, a gente está muito contente com esse sucesso”, disse a autora da novela, Alessandra Poggi, ao Jornal Nacional.