Era o momento que todos os espectadores de Game of Thrones esperavam ansiosamente desde a 1ª temporada: o retorno dos Starks, e mais precisamente de Jon Snow (Kit Harington), a Winterfell, e sua vingança contra a terrível Casa Bolton, cujo principal representante, o infame Ramsay (Iwan Rheon), vinha se consolidando gradativamente como a pior escória de Westeros.
É nos portões da fortaleza Stark (há muito tempo nas mãos dos Boltons) que o encontro acontece: as negociações envenenadas entre ambos os lados e, finalmente, o confronto implacável entre os dois exércitos.
"Eu vi todas as batalhas que pude encontrar"
É uma flecha de Ramsay, disparada nas costas do jovem Rickon Stark (Art Parkinson) em plena batalha, que acende a faísca. Surdo a tudo, exceto à sua própria raiva do inimigo, Jon então avança sozinho contra as forças Bolton, eventualmente ultrapassado por suas próprias tropas, que se chocam contra os adversários com um estrondo aterrorizante.
Em seguida, acontece a primeira batalha campal de verdade em Game of Thrones (pelo menos nessa escala), mas também uma das cenas de guerra mais impressionantes e violentas já mostradas em qualquer tela, grande ou pequena.
É uma das maiores cenas de batalha já filmadas: 30 anos atrás, surpreendeu milhões de espectadores"Assisti a todas as batalhas que pude encontrar, incluindo filmagens de batalhas reais, para entender a configuração de tais eventos, o que funciona, o que não funciona, o que tira você do momento, o que o mantém nervoso... Nossa referência foi Ran, de Akira Kurosawa", disse o diretor do episódio, Miguel Sapochnik, à Entertainment Weekly.
Competindo facilmente com certas sequências épicas do cinema, a Batalha dos Bastardos se esforça para ser realista, brutal e implacável. Marcada em particular por uma tomada longa e deslumbrante, ela sempre foi concebida como um dos pontos altos da série e foi meticulosamente preparada pelos produtores: "Desde o início, tínhamos em mente oferecer um confronto diferente de qualquer outro na série", explicou D.B. Weiss no making of.
"Uma batalha campal medieval"
HBO
"Uma batalha campal medieval em que dois lados opostos trazem todas as suas forças para um único campo de batalha em um momento escolhido e se enfrentam até que um deles seja derrotado. É um procedimento recorrente na história da humanidade. Vimos todas as abordagens cinematográficas sobre o tema, mas nenhuma deu a impressão de estar no centro da batalha, de vivenciá-la de dentro e perceber sua geografia. Queríamos sentir aquela ideia de que tudo pode acontecer, com flechas chovendo em todas as direções, soldados caindo em combate, pessoas pisoteadas por cavalos...", acrescentou David Benioff.
Ao final deste episódio excepcional e deste confronto espetacular, que acaba pendendo a favor dos Starks graças à intervenção de Sansa (Sophie Turner), chega o tão aguardado encontro que os espectadores finalmente puderam desfrutar. É com uma briga de socos que as diferenças entre os Starks e os Boltons, bem como a situação pessoal de Ramsay, são totalmente resolvidas. Você pode assistir Game of Thrones na HBO Max.