Akira Toriyama escondeu detalhe em Dragon Ball Z para que Goku e os demais não ficassem fortes rápido demais
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Criador do anime construiu uma estrutura para que os protagonistas respeitassem uma curva de crescimento que ajudasse a história.

Dragon Ball sempre foi um anime que ofereceu o melhor dos mundos para quem adora uma boa aventura. Depois de um início incerto, posteriormente impulsionado por episódios mais focados em competições e torneios, Akira Toriyama seguiu unindo o coração de ótimos personagens com eletrizantes batalhas. Essa junção guiada pelo eterno mangaká é o que torna, até hoje, a franquia tão popular.

Foi justamente por conhecer tão bem sua história em constante desenvolvimento, que o ilustrador precisou dar alguns toques e reparos para que os seus Saiyajins não se tornassem fortes demais em um curto período de tempo. Como todo mundo que já assistiu à série sabe, é preciso respeitar a curva de crescimento - com direito a arcos dramáticos e superações - para que os heróis consigam estabelecer uma força nunca antes vista - mas com certeza a ser superada no futuro.

Em Dragon Ball Z, por exemplo, Toriyama utilizou um dos recursos mais interessantes do anime para diminuir o avanço dos protagonistas.

"No mesmo nível de Goku": Há 3 anos, Akira Toriyama confirmou a extensão dos poderes deste personagem

A pedra no sapato dos Saiyajin

Toei Animation

Muito antes das transformações que se tornaram icônicas na TV, com cabelos loiros elevados e uma aura tão forte que a energia emanava dos personagens, a transformação em Oozaru, o Macaco Gigantesco, era o máximo de poder que o público conhecia.

A explicação para a extensão da força sempre se voltava ao rabo dos animais e, para que pudessem utilizar os poderes ao máximo, era preciso estar sob a lua cheia. Depender dessa única forma, dificultava qualquer tipo de embate e acabou atrasando o progresso real de seus potenciais.

Ele é o personagem mais odiado pelos fãs de Dragon Ball - e nem Akira Toriyama conseguiu se livrar dele

Além disso, embora ganhassem um poder estrondoso, a perda do controle e a insanidade bruta os atrapalhava na hora de uma luta mais estratégica. Com o Super Sayajin, as habilidades sofisticadas e técnicas inovadoras que surgiram em conjunto de cada nova evolução foram responsáveis por elevar o nível das batalhas de todos aqueles que conseguiram sempre superar.

Ao abandonarem a necessidade do Macaco Gigante, os protagonistas encontram outros meios para evoluir. Posteriormente, a evolução para Super Sayajins foi introduzida e a dinâmica se instaurou no anime: a chegada de um vilão ou uma situação adversa era o trampolim para que Goku e seus amigos ficassem cada vez mais fortes, por vezes, descobrindo novas transformações ou quebrando o que acreditavam ser o limite.

facebook Tweet
Links relacionados