Quando assumiu a presidência da DC Studios ao lado de Peter Safran, James Gunn fez questão de desconsiderar quase tudo o que já tinha sido lançado até então e reiniciar a franquia com um novo elenco. Essa decisão foi tomada para garantir que as produções do DCU não dependessem de qualquer cânone pré-estabelecido pela antiga gestão.
Ainda assim, uma ponta solta do "finado" DCEU acabou sobrando de uma forma peculiar. A cena final da primeira temporada de Pacificador é um cameo da Liga da Justiça de Zack Snyder que impactaria os acontecimentos da continuação da história de Chris Smith (John Cena). Diante isso, Gunn enfatizou que a aparição de Jason Momoa e Ezra Miller como o Aquaman e o Flash seria a única coisa da série que não procede dentro da nova era do estúdio.
Como James Gunn "apagou" a Liga da Justiça de Pacificador?
DC Studios / Warner Bros. Pictures
Atenção! A partir deste ponto, a matéria contém spoilers do 1º episódio da nova temporada de Pacificador.
Aparentemente, essa declaração não bastou, uma vez que a 2ª temporada de Peacemaker não perdeu tempo e deletou os resquícios de Zack Snyder de uma vez por todas. O primeiro episódio, que estreou ontem (21), é introduzido com "Anteriormente no DCU" — uma sacada para situar a série no cânone e recapitular os acontecimentos da primeira parcela.
O flashback revisita o season finale e aproveita a oportunidade para refazer a última cena com a Justice Gang no lugar da Justice League. Nela, a Mulher-Gavião (Isabela Merced) e o Lanterna Verde (Nathan Fillion) substituem Flash e Aquaman, como se eles nunca tivessem participado de qualquer conversa com o Pacificador.
Na sequência — feita do jeito mais James Gunn possível — Kendra Saunders chama o protagonista de "brutamontes" quando ele reclama que o esquadrão demorou a atender seu chamado por ajuda. Então, Guy Gardner faz referência a um boato de que Chris Smith espalha para todos que ele tem um "fetiche em vômito", uma piada já feita antes.
Além da troca da dupla, também vemos as silhuetas escurecidas do próprio Superman, do Sr. Incrível e da Supergirl lado a lado.
Esse tipo de substituição é chamada de "retcom", que nada mais é do que uma mudança feita para consertar inconsistências narrativas em uma história de ficção e explicar eventos passados de uma nova maneira.
Os próximos episódios da 2ª temporada de Pacificador serão lançados semanalmente, às quintas-feiras, na HBO Max.