"É completamente outra história": Série de A Mulher da Casa Abandonada se aprofunda em caso que chocou o Brasil
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

A série A Mulher da Casa Abandonada chegou ao Prime Video, se aprofundando na história investigada por Chico Felitti no podcast.

Quando o podcast "A Mulher da Casa Abandonada" foi lançado em 2022, virou um fenômeno e chocou os brasileiros com um caso investigado pelo jornalista Chico Felitti. Agora, uma série documental foi lançada no catálogo do Prime Video, mas não se trata de uma adaptação do material original, mas um aprofundamento na história.

O AdoroCinema participou de um debate com a presença de Chico Felitti (criador do podcast e produtor executivo da série), Mari Paiva (roteirista) e Kátia Lund (diretora), no qual eles falaram sobre a série documental de A Mulher da Casa Abandonada.

A Mulher da Casa Abandonada
A Mulher da Casa Abandonada
Data de lançamento 2025-08-15
Séries : A Mulher da Casa Abandonada

Chico Felitti não queria que uma nova produção fosse apenas uma adaptação da história contada originalmente. "O podcast é um é um mistério pessoal e acho que fazer uma série que fosse literalmente o roteiro do podcast seria falsear, sabe? Seria fingir que esse mistério ainda existe, esse mistério não existia mais". Por isso, a intenção sempre foi que a série documental se aprofundasse na história e trouxesse elementos que não estavam lá.

"Quando chegou a oportunidade da adaptação ser tocada pela Katia Lund no Prime Video, eu falei: 'É isso assim, porque eu sei que a Kátia vai conseguir contar uma história diferente dentro de um caso parecido'. E acho que é o resultado da série. É completamente outra história, só que o mesmo caso", ressalta Felitti. meio como se fosse uma virada de mesa do podcast. É mais do que um complemento, acho a história maior".

Assim, a série de A Mulher da Casa Abandonada expande a história, mostrando os bastidores da investigação de Chico Felitti e uma continuação do caso e seus desdobramentos. Kátia Lund revelou que "foi um longo processo" de produção. Eles montaram uma grande equipe de pesquisadores, nos Estados Unidos e no Brasil, e fizeram um trabalho de pesquisa durante um ano e meio, além do grupo de roteiristas.

A Mulher da Casa Abandonada: Precisa ouvir o podcast antes de assistir a série no Prime Video?

Série de A Mulher da Casa Abandonada traz depoimento inédito da vítima

Prime Video

O grande diferencial da série documental é uma entrevista com Hilda Rosa dos Santos, mulher que foi vítima de trabalho análogo à escravidão por Margarida Bonetti. Hilda foi convidada por Chico Felitti e não aceitou participar do podcast, mas Kátia Lund e sua equipe foram para os Estados Unidos e conseguiram conversar com ela.

"Pra gente foi uma grande surpresa quando a gente pôde contar tá com a presença ali da Hilda, que viraria toda a história", confessou a roteirista Mari Paiva sobre esse depoimento. "E para mim, pessoalmente, foi eu acho que a cereja do bolo, né? Ter a Hilda para contar a versão dela. Primeira vez que o true crime traz uma uma vítima para falar do como o crime aconteceu e faz uma ressignificação do que aconteceu... pra gente na sala de roteiro, a Hilda foi muito a nossa guia durante a contação da história".

Um aspecto que eles tiveram bastante atenção foi para não fazer o sofrimento de Hilda ser um espetáculo na série. "A todo momento a gente ficou muito preocupado com a a violência, né? Porque é um crime, um true crime", disse Mari Paiva. "Tem as cenas de violência que a gente precisa mostrar pra para concretizar o crime, mas tem também a voz da Ilda, a vítima que se torna protagonista da própria história para contar a sua própria versão. Uma coisa importante é que a Kátia sempre esteve com a gente nesse momento e ela sempre foi uma pessoa que foi muito aliada nesse sentido de dosar o que que a gente ia mostrar, o que que a gente não ia mostrar, o que que a gente ia contar, de quem era a Hilda".

A Mulher da Casa Abandonada está disponível no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados