Até o momento, 790 episódios foram lançados e um filme de Os Simpsons foi lançado, deixando-nos com histórias mais ou menos engraçadas nas quais os roteiristas não tiveram problema em zombar de uma grande variedade de assuntos. Isso inclui até mesmo zombar de uma cidade inteira, provocando tamanha reação negativa que o presidente da FOX teve que se desculpar rapidamente e esclarecer o ocorrido para evitar maiores danos. Foi o que aconteceu em 1992, quando "A Streetcar Named Marge" (4x02) foi ao ar pela primeira vez e os habitantes de New Orleans ouviram uma música um tanto "insultuosa".
Para te ajudar a entender rapidamente, este episódio da quarta temporada da série animada foca em Marge, que, após conseguir um papel na adaptação musical de "Uma Rua Chamada Pecado", começa a se identificar com sua personagem e se enfurece com Homer e sua falta de apoio emocional. Mas, deixando esse enredo de lado, o musical em si apresenta uma música brutal que se refere a New Orleans como o "lar dos piratas, bêbados e prostitutas" e a terra dos "ratos nauseantes", entre outras gentilezas.
Os roteiristas de Os Simpsons pretendiam que essa música fosse uma paródia de "There's No Place Like London", a música de abertura de Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que pinta um retrato desagradável da Londres vitoriana. Mas New Orleans não entendeu a piada e reclamou em massa antes mesmo do episódio ir ao ar, já que a letra havia vazado em uma crítica da imprensa. Então, quando o episódio foi ao ar em um canal local da Fox na região, a situação ficou ainda mais tensa.
Desculpas da FOX e dos escritores
A então afiliada da Fox em New Orleans, a WNOL-TV, recebeu entre 150 e 200 ligações sobre o assunto e escalou a raiva da audiência aos chefes nacionais da rede, que emitiram uma declaração assinada por ninguém menos que seu presidente, Jamie Kellner:
"Foi trazido à nossa atenção que uma canção cômica sobre New Orleans no episódio de ontem de Os Simpsons ofendeu alguns moradores e autoridades da cidade. Os espectadores que assistirem ao episódio perceberão que a canção é, na verdade, uma paródia dos números de abertura de inúmeros musicais da Broadway, que são projetados para definir o clima para a história que se segue. Esse é o único propósito desta canção. Lamentamos que a canção, tirada do contexto, tenha causado ofensa. Esta certamente não era a intenção da equipe de produção de Os Simpsons ou da FOX como uma rede."
FOX
Não foi o único pedido de desculpas que eles receberam. No capítulo seguinte, "Homer the Heretic", podemos ver Bart escrevendo na lousa: "Não vou caluniar New Orleans". E Bart estava certo em fazê-lo, mesmo não sendo o responsável pela afronta desta vez, como Mike Reiss relembrou no livro "Springfield Confidential: Jokes, Secrets, and Outright Lies from a Lifetime Writing for The Simpsons": "Um jornalista de New Orleans me ligou e disse: 'Quando seu amigo Bart aparecer aqui, vamos matá-lo'. Eu expliquei: 'Bem, você sabe que não será realmente o Bart. Será apenas um homenzinho em um traje de espuma'. O jornalista respondeu: 'Tanto faz. Vamos matá-lo'. Eles provavelmente o fariam", lembrou o escritor.
A história nunca foi adiante e permaneceu apenas isso, uma anedota. Anos depois, Os Simpsons viajaram para Nova Orleans com "Lisa Gets the Blues" (29x17), e pode-se dizer que a série animada deixou uma lembrança mais agradável, embora este não tenha sido um dos episódios mais bem-sucedidos da série.