Não é novidade que a Netflix carrega em seu catálogo documentários tão impressionantes que parecem inventados. Para quem gostou de títulos como O Golpista do Tinder, Fyre Festival: Fiasco no Caribe e Rezar e Obedecer, a recomendação desta semana fica com De Rainha do Veganismo à Foragida, uma série documental lançada em 2022 que beira a fronteira do absurdo.
Nela, acompanhamos a história de Sarma Melngailis, uma famosa empresária do ramo alimentício conhecida por seu restaurante vegano, Pure Food and Wine - e também pela marca, One Lucky Duck. Em 2011, ela conheceu Shane Fox no Twitter, um misterioso homem com um passado conturbado, e os dois rapidamente começaram um intenso relacionamento abusivo.
Em pouco tempo, Shane passou a comandar completamente a vida de Sarma, convencendo-a a transferir os lucros de seus negócios diretamente para ele - entre outros crimes de fraude corrupção. Depois que o esquema foi descoberto, os dois passaram a fugir da polícia, ficando meses escondidos em motéis baratos ao redor dos Estados Unidos.
Netflix se prepara para um dos documentários mais chocantes de Hollywood - e não é de Ryan Murphy!UMA HISTÓRIA EXTREMAMENTE ABSURDA
Criada por Chris Smith e com apenas quatro episódios, De Rainha do Veganismo à Foragida mergulha o espectador em uma trama de cair o queixo. Em determinados momentos, é possível que você comece a questionar a veracidade das informações apresentadas, mas saiba que a produção retrata uma história verídica.
Para se ter ideia, Sarma Melngailis foi manipulada psicologicamente por Shane Fox a ponto de casar com o criminoso e entregar parte de seus lucros, chegando ficar foragida da polícia e entrar para uma seita criada pelo golpista que prometia a imortalidade. No fim das contas, ambos acabaram presos em meados de 2016 - e os outros detalhes deste impressionante caso você pode conferir no show.