Aviso: Com 1899 na Netflix, a dupla sombria Jantje Friese e Baran bo Odar criou uma série que vai deixar você sem fôlego na frente da tela por oito horas da sua vida.
É disso que se trata 1899
Um grupo heterogêneo de emigrantes embarca no navio de passageiros Kerberos de Londres para Nova York na esperança de uma vida melhor. Pouco depois de começarem a jornada, eles encontram o Prometheus, a embarcação irmã, considerada perdida, que está aparentemente abandonada e à deriva no Atlântico.
A tentativa de encontrar sobreviventes faz com que Kerberos também seja atormentado por eventos sinistros. Um poder estranho parece estar pregando peças nos passageiros, que logo começam a duvidar de sua sanidade.
3 séries que foram canceladas injustamente pela Netflix e não superamos até hoje1899 nos desafia até as sinapses do nosso cérebro queimarem
Com Dark, os criadores da série já provaram que têm um talento especial para criar tensões sutis e assuntos complexos. Assim que embarcamos no Kerberos, já desconfiamos: ninguém sairá deste navio do mesmo jeito que entrou. Principalmente nós, telespectadores. Tentar entender 1899 exige comprometimento total.

Friese e Odar não facilitam para eles mesmos (nem para nós). Cada detalhe conta, cada pequena cena pode ser a peça crucial do quebra-cabeça para resolver o problema. Assim como a ilha em Lost não era apenas uma ilha, o Kerberos não é um navio qualquer.
Nesta série, vale a pena dar uma olhada mais de perto e procurar pelas pistas cuidadosamente espalhadas. Pois não importa quão turbulenta a história se desenvolva, ela oferece uma ou duas oportunidades de encontrar a solução para o mistério antes dos personagens.
1899 também nos deixa emocionalmente animados
Aliás, as figuras aqui não servem apenas como ponto de partida para quebra-cabeças. Em vez disso, os criadores da série reuniram um conjunto diversificado que – liderado pela médica Maura Franklin (Emily Beecham) e pelo capitão Eyk Larsen (Andreas Pietschmann) – impressiona com sua complexidade e destinos emocionantes.

Isso, claro, torna a ansiedade ainda mais intensa. Por um lado, há a expectativa da resolução e, por outro, a questão do que acontecerá com Maura e cia. 1899 não é apenas um desafio mental, mas também emocional.
Que, aliás, apesar do fim prematuro da série, é ao menos desvendado a ponto de valer a pena a odisseia selvagem. Imperdível para fãs de mistério.
Os oito episódios de 1899 estão disponíveis na Netflix.