"Ele inchou como um balão": Esta é a verdade sobre a trágica morte de Rubén Aguirre, o eterno Professor Girafales
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

O astro de Chaves faleceu em 2016, mas os motivos de sua morte ressurgiram após uma entrevista com seu filho, Arturo Aguirre.

Rubén Aguirre, intérprete do amado Professor Girafales em Chaves, faleceu em 2016, mas deixou uma marca eterna no coração dos fãs. Agora, com a estreia da série Chespirito: Sem Querer Querendo na Max, o público voltou a se emocionar com as lembranças dos personagens e atores que marcaram gerações de brasileiros.

O interesse renovado pela obra de Roberto Gómez Bolañoscriador de Chaves e Chapolin Colorado – também trouxe à tona histórias até então pouco conhecidas dos bastidores. Em um vídeo recente publicado nas redes sociais, Arturo Aguirre, filho de Rubén, revelou detalhes inéditos sobre a vida e a morte do pai.

Arturo compartilhou uma nova perspectiva ao abrir o jogo sobre o estilo de vida do ator, marcado por hábitos pouco saudáveis e repleto de excessos, que acabaram contribuindo para o agravamento de sua saúde e, consequentemente, para sua partida.

Chespirito Sem Querer Querendo: Série revela as astúcias, mas também as maiores fragilidades e polêmicas do criador de Chaves

A verdadeira causa da morte de Rubén Aguirre

Após a morte do artista, em 17 de junho de 2016, aos 82 anos, os relatórios oficiais indicaram que a causa foi pneumonia. No entanto, o filho do ator voltou a comentar o caso e apresentou uma visão mais ampla sobre o que levou ao seu óbito.

"Ele se alimentava muito mal e tinha uma queda por doces", comentou Arturo Aguirre. "Com Chespirito, em turnê, não pedíamos comida normal, pedíamos o cardápio de sobremesas e pedíamos todas as sobremesas. Foi isso que eles comeram até ele se tornar diabético ", relembrou o parente diante das câmeras.

Getty Images

Mas os doces não eram o único problema: Arturo também contou que seu pai amava carnes, vinhos e charutos, tudo em excesso. Apesar de Rubén nunca ter tido problemas com alcoolismo, ele gostava de beber tequila e vinho tinto. Já em relação ao tabaco, o ator não só fumava muito como tinha um vasto conhecimento sobre marcas e origens.

O problema se agravou quando, somado a tudo isso, recebeu tratamento inadequado na Argentina. Arturo afirmou que um médico deu doses de cortisona excessivas ao pai, o que fez com que ele ganhasse bastante peso. "Ele inchou como um balão. Ele já parecia o Édgar Vivar [intérprete de Sr. Barriga/Nhonho]. Tinha dedões e uma barriga grande. Esse tipo de gordura não é normal para uma pessoa saudável.", indagou.

Chaves: Assim seriam os filhos do Professor Girafales e Dona Florinda na vida real

Mesmo com os problemas de saúde, o filho do astro enfatizou que ele viveu a vida do jeito que quis e aproveitou muito, o que serve de consolo para todos os que o amavam. "Ele viveu como quis, comeu como quis e morreu bem, sem dor ou sofrimento grave."

Vida e carreira do eterno Professor Girafales

Rubén Aguirre Fuentes nasceu em 15 de junho de 1934 e veio a se tornar um dos atores mais amados da televisão mexicana. Apesar de ter se formado em engenharia agrônoma, logo decidiu que queria seguir carreira no mundo do entretenimento.

A decisão veio após conhecer Roberto Gómez Bolaños, com quem teve anos de colaboração profissional e uma linda amizade. O ator estreou como Professor Girafales em esquetes que não chegaram a serem transmitidas no Brasil, no final da década de 1960: Os Supergênios da Mesa Quadrada e Chespirotadas.

Divulgação/Televisa

Poucos anos depois, finalmente veio a fama internacional quando integrou o elenco de Chaves, de 1971 a 1992. Bordões como o "tá, tá, tá" e até mesmo a icônica frase apaixonada "vim lhe trazer este humilde presente", estão presentes em nosso imaginário até hoje graças à exibição da série nas tardes do SBT.

Além de uma carreira incrível, Rubén Aguirre tinha um lado pessoal pouco conhecido pelo público. O ator era casado desde 1959 e teve sete filhos.

Chespirito: Sem Querer Querendo
Chespirito: Sem Querer Querendo
Data de lançamento 2025
Séries : Chespirito: Sem Querer Querendo
Com Pablo Cruz (III), Paulina Dávila, Bárbara López

O primeiro episódio de Chespirito: Sem Querer Querendo, série biográfica sobre a trajetória de Roberto Gómez Bolaños, criador da série Chaves, já está disponível na Max. Os episódios seguintes serão lançados semanalmente, sempre às quintas-feiras.

facebook Tweet
Links relacionados