Esta piada em Os Simpsons gerou tantas reclamações que teve que ser mudada na reprise do episódio: "Única vez que fizemos algo assim"
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

A simulação de Bart de ter síndrome de Tourette foi bastante perturbadora e fez com que episódio da série fosse alterado.

Os Simpsons não eram exatamente politicamente corretos. Eles não tinham problema em mexer com ninguém, nem seus próprios colegas de grupo de mídia, até causando "crise" com a Fox News, mas nenhuma polêmica os fez mudar um episódio... exceto uma em novembro de 1992 com a estreia de "Marge Gets a Job", devido a uma piada de Bart.

Sétimo episódio da quarta temporada de Os Simpsons, nos contou uma história onde Marge teve que procurar um emprego para poder pagar uma reforma cara em sua casa, acabando sendo contratada na usina nuclear. Lá, o sempre muito malvado Sr. Burns se sente inesperadamente atraído por Marge e tenta cortejá-la, o que acaba fazendo com que a esposa de Homer peça demissão, deixando-nos, ao longo do caminho, uma participação especial lendária de Tom Jones interpretando a si mesmo. Mas não foi essa trama que causou polêmica, e sim aquela em que seu filho estava envolvido na mesma época.

Bart, para matar aula e aproveitando o fato de que o Vovô Simpson foi deixado sob seus cuidados, repetidamente finge estar doente, imitando a fábula do "O Pastor Mentiroso e o Lobo". No entanto, o professor Krabappel se cansa de suas bobagens e acaba forçando-o a fazer a prova... e o ignora quando ele grita que está sendo atacado por um lobo de verdade que havia escapado do show de Krusty minutos antes: "Bart, para evitar essa prova, você teve varíola, escarlatina e até um surto de síndrome de Tourette", diz seu professor. "Não sei se superei", responde o filho mais velho de Homer.

Confira a cena exibida originalmente:

Eles mudaram a cena de Os Simpsons

Então vieram as reclamações, e os roteiristas de Os Simpsons foram forçados a mudar a síndrome de Tourette para "aquele lamentável ataque de raiva", mantendo todo o resto intacto. Mike Reiss e Mathew Klickstein explicaram no livro Springfield Confidential:

Os censores não viram problema algum nisso, mas isso incomodou milhares e milhares de espectadores. Nenhuma piada recebeu mais reclamações. Antes da reprise do episódio, removemos a síndrome de Tourette e adicionamos a raiva. Foi a única vez que mudamos uma fala devido à demanda popular. Raiva também é uma coisa terrível, mas se você quiser acariciar um cachorro espumando...

Assim, na segunda vez que esse episódio foi ao ar, e ainda podemos vê-lo hoje no Disney+ se assistirmos ao episódio em sua versão original, Bart não está mais fingindo ter síndrome de Tourette, mas sim um ataque de raiva. Tudo isso não agradou a um dos que se sentiram ofendidos pelo episódio, um garoto de 13 anos, que pediu que o episódio não se repetisse e que Bart Simpson fizesse amizade com alguém que tinha a síndrome de Tourette, pedindo desculpas no final da história a todos os diagnosticados com a doença.

A equipe de Os Simpsons apenas concordaram em editar a cena e enviaram ao garoto uma carta de desculpas assinada pelo próprio Mike Reis, produtor e roteirista da série animada: "Sentimos que cometemos um erro desta vez. Nos sentimos mal por isso", escreveu ele. E foi aí que toda a história terminou, pelo menos até onde sabemos.

facebook Tweet
Links relacionados