Talvez estejamos presenciando um dos anos mais interessantes para as minisséries da Netflix. Embora só seja possível afirmar isso na despedida de 2025, parece que o serviço de streaming entendeu seu potencial de histórias curtas, emblemáticas e fechadas após sucessos como Bebê Rena e a antologia Monstros. Adolescência é prova disso, e Sereias pode ir por um caminho próximo.
Baseada na peça Elemeno Pea de Molly Smith Metzler, a trama segue a jovem Simone (Milly Alcock), que tem uma vida próxima a de um conto de fadas moderno: ela trabalha como assistente pessoal da rica e enigmática socialite Michaela Kell (Julianne Moore), vivendo em uma luxuosa mansão à beira-mar. Porém, sua irmã Devon (Meghann Fahy) desconfia que essa relação vai muito além de um simples emprego, há algo obscuro, quase como um culto, nessa dinâmica de poder.
Essa é uma das minisséries mais assustadoras da Netflix: Apenas 9 episódios e 87% de aprovaçãoPreocupada com o comportamento cada vez mais submisso de Simone, Devon decide intervir e viaja até a propriedade da família Kell para resgatá-la. O que ela não esperava era enfrentar uma adversária tão astuta e manipuladora quanto Michaela, que não está disposta a perder seu controle sobre Simone sem lutar.
Em um fim de semana repleto de tensão psicológica e confrontos, a história se desenrola como um estudo afiado sobre obsessão, classe social e os limites tênues entre lealdade e dependência emocional.
Com elogiadas performances de Julianne Moore, Meghann Fahy e Milly Alcock, a produção tem chamado a atenção do público com mistérios e enigmas.
Por que a série tem esse nome?
Netflix
Já no início da minissérie, Devon manda a palavra "sirens" para Simone. No original, o termo pode ser lido ou interpretado tanto como sirene quanto como sereia. Após ser ignorada pela irmã, ela decide procurá-la a fim de descobrir o que está acontecendo. A partir daí, a trama tem início.
Esse código retorna apenas no final da narrativa, no último capítulo, quando o público descobre que um incidente quase tirou a vida de Simone, sirenes ecoavam enquanto ela se asfixiava no carro da mãe.
"Elas não são o que parecem à primeira vista": Meghann Fahy revela semelhança entre Sereias e a série que "inspirou" a NetflixAlém de ter o simbolismo da urgência ambígua com o significado literal e a interpretação guiada pela relação familiar das personagens, sirens também se volta ao poder de sedução das sereias, que cantam para atrair presas fáceis. Com o andar da carruagem e o deslizar das águas desta curiosa história, isso acontece de forma metafórica durante todo o percurso dessas personagens.
A dualidade se faz presente novamente quando entendemos que o canto da sereia está vinculado tanto ao aviso de perigo quanto ao próprio. A minissérie está completa na Netflix.