Foi com esta decisão inesperada que Aguinaldo Silva selou o final de Tieta e afastou de vez qualquer ideia de continuação!
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

A ideia surgiu quando o autor descobriu que a novela poderia virar um seriado na Globo – e ficou desesperado.

Trinta e cinco anos após sua estreia, Tieta retornou ao Vale a Pena Ver de Novo no final do ano passado, mas a história está chegando ao fim nesta sexta-feira (16). Entre tantos acontecimentos marcantes (e polêmicas de bastidores!), um dos mais aguardados é o final da novela – que conta com uma cena inesperada, fruto de uma ideia do autor, Aguinaldo Silva, para encerrar a trama de vez, sem deixar nenhuma brecha para continuações.

O que acontece no final de Tieta?

Se você viu a novela no passado, certamente se lembra do final de Tieta. Mas, se é a sua primeira vez assistindo à produção, cuidado com o spoiler: Tieta (Betty Faria), que havia ido embora de Santana do Agreste, retorna para inaugurar o complexo turístico da cidade. O evento também marca a abertura do circo Plim Plim, de Bafo de Bode (Bemvindo Siqueira).

O mestre de cerimônias, então, dá boas-vindas e anuncia todo o elenco, que entra no picadeiro em uma grande celebração. De longe e em silêncio, Perpétua (Joana Fomm) e os fantasmas do Major Cupertino o falecido marido da vilã –, e Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) aparecem na arquibancada, observando toda a festa.

O que ninguém esperava era que a felicidade daria lugar a uma catástrofe, em forma de tempestade de areia, e destruiria tudo em questão de segundos, encerrando de forma surpreendente a história de Tieta. Assista à cena final abaixo:

Mas o que poucos sabem é que, na verdade, a ideia da tempestade de areia surgiu da vontade do autor Aguinaldo Silva de encerrar Tieta de maneira definitiva. O motivo? Antes mesmo do fim da história, boatos começaram a circular nos bastidores da Globo sobre a possibilidade de uma série derivada da produção. E isso não agradou nem um pouco o criador!

"Houve um momento em Tieta que os atores começaram a sussurrar nos corredores que depois que terminasse a novela, Tieta viraria um seriado. Naquela época, os seriados eram uma coisa rara na televisão. [...] Então os atores começaram a dizer que queriam fazer o seriado", explica.

"A produtora acabou embarcando nessa ideia. Mas eu e o Paulo Ubiratan [diretor] já estávamos cansados do trabalho, queríamos partir para outro. Já no final, o Paulo falou assim: 'Pensa em uma maneira de encerrar a novela de um jeito que não seja possível fazer o seriado'". E foi assim que Silva tomou a decisão radical da qual tanto se orgulha.

Reprodução/Globoplay

“No último capítulo, quando tudo se resolve, quando todas as histórias estão encaminhadas, eu fiz uma súbita tempestade de areia vindo das dunas, se abater sobre a cidade e cobrí-la inteiramente". Desta forma, o novelista conseguiu o que tanto queria para a trama de Tieta: dar um fim a todos os personagens, sem exceção.

"Ninguém escapa, nem mesmo o autor, porque eu estava presente na cena e eu, como todo mundo de Tieta, fui coberto pela areia, que assim dá um fim definitivo a novela. Não sobra nada, só uma duna enorme", finalizou.

Já bateu a saudade e quer rever Tieta? Não se preocupe! Todos os capítulos da produção estão disponíveis para assinantes do Globoplay. E, a partir do dia 19 de maio, a faixa do Vale a Pena Ver de Novo será inteiramente ocupada por A Viagem, clássico de Ivani Ribeiro.

facebook Tweet
Links relacionados