O que significa Bête Noire em Black Mirror? Esta é a mensagem por trás do episódio mais chocante da nova temporada
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Série de ficção científica da Netflix retorna com 6 episódios inéditos.

O tempo passa muito rápido e a prova disso é que Black Mirror já está na 7ª temporada. A série distópica de ficção científica idealizada há mais de dez anos segue sem se preocupar com a linearidade de lançamentos, mas eventualmente retorna com uma gama de histórias instigantes sobre a interação entre humanidade e tecnologia.

Bête Noire, um dos capítulos lançados recentemente pela Netflix, é descrito pela plataforma como "uma parábola sobre gaslighting". Em outras palavras, trata-se de uma alegoria sobre a manipulação psicológica no qual a vítima perde a noção da própria realidade e passa a duvidar de si mesma sob influência de alguém.

Este episódio de Black Mirror tem 2 versões diferentes e a Netflix te mostra sem que você perceba

O episódio em questão acompanha Maria (Siena Kelly), uma pesquisadora de alimentos bem-sucedida cujo mundo vira de cabeça para baixo quando sua antiga colega de classe Verity (Rosy McEwen) se junta a um grupo de discussão para testar a barra de chocolate Hucklebuck.

O que significa “bête noire”?

Netflix

Bête noire é um termo francês normalmente associado a algo que alguém detesta ou que o irrita profundamente. Na trama, surge quando Gabe (Ben Bailey Smith) apresenta Maria ao seu chefe como "mago-chefe" da "famosa Bête Noire de Chili Flake".

“Não tínhamos muita certeza de como chamar o episódio. Em certo momento, foi chamado de 'Anel da Verdade' porque havia uma versão anterior em que Verity tinha um anel em vez de um pingente”, disse o criador e produtor executivo Charlie Brooker ao Tudum. “Eu ficava achando que era um pouco óbvio demais. Gosto que os títulos sejam sempre um pouco misteriosos.”

Netflix retoma uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos: 86% de aprovação, 28 prêmios e 4 temporadas

No caso, o bête noire de Maria é sua antiga amiga da escola Verity, que acaba colocando a pesquisadora em uma espiral de vingança dentro de um jogo de distorção da realidade. Essa colocação faz jus à narrativa, já que a personagem de Rosy McEwen se torna um incômodo na vida da protagonista, culminando em episódios de gaslighting - tudo ao nível costumeiro (e por vezes ousado) de Black Mirror.

Com seis episódios, a 7ª temporada de Black Mirror está completa na Netflix.

facebook Tweet
Links relacionados