Há 29 anos, este episódio de Arquivo X perturbou todos os fãs e foi censurado
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Durante suas 11 temporadas, Arquivo X nos ofereceu muitos episódios marcantes. O que vamos discutir hoje é um dos melhores e mais perturbadores.

Era 20 de setembro de 1997. A França descobriu "Oubliette", o 8º episódio da 3ª temporada da série cult Arquivo X. Os espectadores da época não sabiam, mas este episódio havia sido censurado pelo canal M6 na França e exibido um ano depois. De fato, a terceira temporada havia sido programada de setembro de 1995 a maio de 1996.

Uma história sórdida

Mas por que a M6 guardou este episódio na gaveta durante um longo ano? Primeiro, é preciso falar sobre a história contada neste episódio marcante da série. A narrativa se passa na cidade de Seattle. Carl Wade, um fotógrafo, tem uma obsessão doentia por Amy Jacobs, uma adolescente de 15 anos.

Depois de fotografá-la em sua escola, ele a sequestra durante a noite, na frente de sua irmã mais nova. Ao mesmo tempo, Lucy Householder, funcionária de um fast food, desmaia. É aí que Fox Mulder entra em cena, levando este caso muito a sério pois o lembra do sequestro de sua irmã, Samantha.

O agente do FBI então descobre que Lucy foi sequestrada há 20 anos, quando tinha 8 anos. Mantida em cativeiro durante 5 anos em um porão, ela conseguiu escapar e foi encontrada à beira de uma estrada. O sequestrador nunca foi encontrado. Mulder percebe que a jovem está psiquicamente ligada a Amy e que tudo o que acontece com a adolescente também acontece com ela. Aterrorizada, ela não quer ajudar o agente federal em sua investigação.

Fox

Mulder e Scully então iniciam uma corrida contra o tempo para encontrar Amy Jacobs antes que o pior aconteça. Angustiante ao extremo, Oubliette é um episódio que marcou muito os fãs por sua narrativa muito sombria e sinistra. Em alguns aspectos, evocava o universo macabro e esotérico de Twin Peaks e sua investigação sobre o assassinato de Laura Palmer.

Uma censura temporária necessária?

Mesmo que a história mantenha um fundo sobrenatural, ela possui, no entanto, uma dimensão ultra realista com uma investigação áspera e tensa, com a vida de uma adolescente inocente em jogo durante os 45 minutos do episódio.

Alguns episódios considerados muito chocantes ou violentos já haviam sido programados para a segunda ou terceira parte da noite; no entanto, até então, o canal francês M6 nunca havia adiado um episódio por um ano. Se o canal preferiu censurar Oubliette naquele momento, foi devido ao tristemente célebre caso Marc Dutroux.

Este criminoso belga havia sido preso no mesmo ano da exibição da terceira temporada, em 1996. Ele foi condenado por pedocriminalidade, estupros e assassinatos de menores. Como o episódio era centrado em um sequestro de criança e lembrava o caso Dutroux, o canal decidiu não exibi-lo imediatamente. A M6 preferiu esperar que a repercussão midiática, de amplitude mundial, diminuísse um pouco antes de reprogramá-lo em setembro de 1997.

Se você quiser (re)ver este episódio ou a série Arquivo X na íntegra, ela está disponível no Disney+.

facebook Tweet
Links relacionados