Star Trek fundou uma das maiores franquias de ficção científica do mundo na década de 1960. Já estamos quase acostumados com essas marcas sendo exploradas por meio de inúmeros produtos e marketing excessivo. Os fãs de Jornada nas Estrelas (como também é conhecido) puderam comprar um phaser de plástico ou um cinto multifuncional décadas atrás para recriar suas próprias aventuras espaciais em casa.
No entanto, um produto comercial dos anos 70 causou irritação até mesmo naquela época. O chamado Capacete de Diversão Espacial (Space Fun Helmet, no original) não só parecia questionável – ninguém sabia qual era sua função.
O capacete Space Fun não teve nada a ver com Star Trek
O divertido capacete com antena e sirene nunca apareceu na série. Não está nem claro para que serve a peça. Embora SPOCK esteja escrito em letras grandes no plástico branco, as inscrições para KIRK e MCCOY também estão incluídas. As crianças podiam, portanto, escolher por si mesmas o nome do seu herói favorito que elas usariam na cabeça.
Ela deixou Star Trek porque seu papel estava piorando e voltou triunfalmente dois anos depois: A renúncia e o retorno de Denise CrosbyA inscrição na caixa ainda causou impressão: como o brinquedo também era chamado de "capacete de Spock", o ator Ethan Peck, que interpreta o Sr. Spock em Star Trek: Strange New Worlds, teve permissão para aproveitá-lo em um vídeo de unboxing e claramente teve dificuldade em levar a sério o acessório de seu personagem.
Os verdadeiros fãs rapidamente perceberam que o produto era apenas uma forma de ganhar dinheiro com pouco esforço e produção descuidada. Mas em vez de ficarem indignados, os Trekkies, como acontece com tanta frequência, encontraram sua própria maneira de lidar com a questão.
Conforme relata a CBR, o divertido capacete espacial se tornou um favorito irônico dos fãs ao longo dos anos – até que finalmente fez uma aparição em uma série bem conhecida.
Em Star Trek: Lower Decks, o capacete de diversão espacial se torna realidade
A série animada Star Trek: Lower Decks é conhecida por pegar pequenos easter eggs e antigas referências a Star Trek que são esquecidas em outros lugares. No episódio 10, fãs atentos puderam descobrir um capacete Space Fun no estoque de contrabando de Mariner (Tawny Newsome). Isso significa que, depois de quase 50 anos, o gadget se tornou parte do cânone.
Paramount Animation
O capacete aparece novamente no episódio 5 da terceira temporada. Aqui o vemos como uma antiguidade do chamado “Colecionador”, que conhecemos como um antagonista de um episódio de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração. Mariner e Boimler (Jack Quaid) o encontram em uma feira. Entretanto, a função do acessório permanece desconhecida.
Esta história é provavelmente o único exemplo no mundo em que um produto comercial é primeiro vendido e depois aparece na franquia, e não o contrário. Aliás, um capacete original foi leiloado online recentemente por pouco menos de 800 euros – algo que os fabricantes provavelmente não esperariam em 1970.