Adolescência é a série número 1 do momento na Netflix. Gerando inúmeras reações e discussões nas redes sociais, esse drama britânico do roteirista Jack Thorne (Skins, His Dark Materials, Enola Holmes) e do ator Stephen Graham (Snatch - Porcos e Diamantes, O Chef) foi visto por milhões de assinantes em todo o mundo.
Esse suspense dramático mergulha os espectadores em uma experiência intensa em quatro episódios filmados em sequência que contam a história de uma investigação perturbadora sobre a prisão de Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos, acusado de assassinar uma colega de escola.

Sua família completamente desamparada, incluindo seu pai Eddie (Stephen Graham), os detetives Bascombe (Ashley Walters) e Frank (Faye Marsay) encarregados do caso, e a psicóloga Brioni Ariston (Erin Doherty) tentam descobrir o que realmente aconteceu.
Se você é um dos 24,3 milhões de espectadores em menos de uma semana, provavelmente ficou encantado com Adolescência, mas também pode ter perdido alguns detalhes. Aqui estão cinco coisas que você talvez não saiba sobre a série de sucesso da Netflix.
1. Esta cena do 3º episódio foi improvisada
O terceiro episódio apresenta uma sessão entre Jamie e a psicóloga Briony, que está tentando entender melhor o adolescente acusado. As discussões rapidamente se tornam acaloradas e Jamie perde a calma.
Mas talvez você não tenha notado que um erro improvisado apareceu durante as filmagens desse episódio na cena filmada aos 10:44. Jamie boceja e Briony lhe pergunta: "Estou te entediando?" e ele dá uma risadinha em seguida.

Owen Cooper revelou no The One Show que foi um erro. Ele bocejou devido ao cansaço das filmagens e Erin Doherty improvisou sua resposta e depois voltou ao roteiro. Essa foi a segunda tomada feita no quinto e último dia de filmagem (o 11º no total) e foi essa tomada que foi mantida!
"Então Erin disse uma frase incrível: 'Estou te entediando'. Isso me trouxe lembranças e me fez sorrir, porque não estava no roteiro. Eu não estava esperando por isso, então me trouxe um pouco de lembranças, mas foi incrível."
2. Brad Pitt é produtor da série
Se você não assistiu aos créditos dos episódios de Adolescência, talvez não saiba, mas Brad Pitt é de fato um dos muitos produtores da série da Netflix. A série foi produzida por sua produtora, a Plan B Entertainment, que ele fundou em 2002 com Jennifer Aniston e Brad Grey, e da qual agora é dono.
O cocriador Jack Thorne disse ao Deadline que Pitt não estava envolvido em nenhum processo criativo, mas que ele era apaixonado pelo projeto e é muito pontual em seus compromissos comerciais:
"Não recebi nenhuma instrução de Brad Pitt. Eu sempre chego cedo para uma chamada do Zoom, e ele também. Então, tivemos 40 segundos em que eu estava olhando para esse homem bonito e ele disse: 'Oi, eu sou o Brad'. E eu disse: 'Sim, eu sei'. E então outras pessoas entraram na conversa".
3. A voz da vítima no 2º episódio
No final do segundo episódio, o pai de Jamie vem depositar flores em memória de Katie, a vítima. Essa cena comovente é apoiada por música: um cover de Fragile, de Sting, feito por um coral de crianças da escola onde o episódio foi filmado.
Também é possível ouvir claramente uma menina cantando, Emilia Holliday, que interpreta Katie, a vítima. Graham explicou que essa foi a ideia do diretor Philip Barantini:
"Phil teve essa ideia maravilhosa desde o início. Ele queria um coral e vozes infantis para cantar essa música específica que ele tinha em mente desde o início."
4. Mais de 300 figurantes no 2º episódio
Conforme indicado pela Netflix, "320 adolescentes interpretaram as crianças da escola e 50 adultos interpretaram os professores, clientes e pais" no segundo episódio de Adolescência, que se passa principalmente na escola de Jamie. Houve 13 tomadas no total para esse episódio.
Foi essa décima terceira e última tomada, feita no quinto e último dia de filmagem, que foi escolhida. Várias fotos e vídeos da filmagem estão circulando nas redes sociais, incluindo a visita de Graham aos figurantes.
5. A emoção no final da série é pessoal para o criador
A série Adolescência termina com uma cena comovente em que Eddie, o pai de Jamie, começa a chorar no quarto do filho, no quarto e último episódio. Ele coloca o brinquedo de pelúcia de Jamie embaixo das cobertas e diz: "Sinto muito, filho. Eu deveria ter feito melhor".
Essa cena foi ainda mais comovente para Graham graças a um segredo escondido durante as filmagens dessa tomada final, como ele revelou ao Radio Times:
"Quando estávamos filmando a última tomada, minha esposa [Hannah Walters, coprodutora e também atriz que interpreta a protagonista no episódio 2] e meus dois filhos estavam lá. Quando entrei no quarto, eles tinham colocado fotos deles mesmos no guarda-roupa do quarto de Jamie."
"E eles escreveram: 'Estamos muito orgulhosos de você, nós te amamos, pai'. Foi isso que provocou a emoção na última cena, quando pensei nele [Owen Cooper], com quem tive uma experiência extraordinária."
A série Adolescência está disponível na Netflix.