Assim como Bebê Rena foi em 2024, a Netflix conquistou outro sucesso retumbante em 2025 com a estreia da minissérie Adolescência, estrelada por Stephen Graham e o jovem Owen Cooper.
E assim como casos de assassinato em séries de ficção, muitos espectadores se perguntam se Adolescência é baseado em uma história real. A resposta para a questão de se o filme é baseado especificamente em uma história real com nomes e sobrenomes é não, mas ele traz à tona um problema que está ocorrendo hoje.
A minissérie de quatro partes conta a história do adolescente Jamie (Owen Cooper), que é acusado de assassinar um colega de classe. Desde o primeiro episódio, é rapidamente revelado que ela é culpada do crime, iniciando assim o mergulho mais profundo da série na cultura incel e na violência de gênero, promovida por influenciadores como Andrew Tate.
A cultura incel nasceu na internet com o simples objetivo de expressar hostilidade, misoginia e tolerar a violência contra mulheres e pessoas LGBTQ+, culpando-as pela falta de interações sexuais e emocionais. Algo que termina até com o assassinato de várias meninas.
Um problema real que está ocorrendo no Reino Unido, como explicou o diretor de Adolescência, Philip Barantini, em entrevista ao The Wrap:
No Reino Unido, há um problema real com crimes com facas, certamente na geração mais jovem. Houve uma série de garotos jovens que estavam matando garotas jovens com facas, e isso foi realmente perturbador. Essa era a semente que queríamos explorar, e enviar um pouco de mensagem e talvez desencadear um pouco de conversa
Adolescência conta a história de Jamie (Cooper), de 13 anos, que é preso pelo assassinato de um de seus colegas de classe. Ao longo dos quatro episódios, a série nunca esconde do público a verdade do que aconteceu. Desde o primeiro episódio, fica claro que Jamie é culpado.
Em vez disso, a série se desvia para as áreas cinzentas desse evento devastador, recusando-se a dar um motivo claro para Jamie ter feito o que fez, quem pode ser culpado por essa criança imprevisível e o que sua família realmente pensa sobre seu crime.
*Conteúdo global AdoroCinema