Um curta-metragem que se tornou um clássico, e um clássico que se tornou uma série respeitada, mas frequentemente esquecida: o curta-metragem de ficção científica La Jetée (ou A Pista) inspirou o aclamado sucesso de Bruce Willis, Os 12 Monkeys, que ganhou status cult. Duas décadas depois, a história foi novamente reinterpretada e expandida em forma de série.
Misturando suspense e ficção científica, 12 Monkeys começou com críticas mistas e ligeiramente positivas, mas melhorou de temporada para temporada: a terceira e a quarta parcelas garantiram cada uma 100% de aprovação no Rotten Tomatoes!
É disto que se trata 12 Macacos
Num futuro pós-apocalíptico, o saqueador Cole (Aaron Stanford) é forçado a testar um método arriscado e não testado de viagem no tempo para evitar o surto de uma praga fatal.
SyFy
Ele recebe apoio da virologista Cassandra Railly (Amanda Schull), que se depara com a devastadora questão de consciência sobre quão aceitável é causar grandes danos para salvar o resto do mundo. A dupla, por sua vez, se depara com o inescrutável Exército dos 12 Macacos, que trama planos a sangue frio...
Caminhos próprios que foram (parcialmente) aprovados
Terry Gilliam, diretor do filme com Bruce Willis, foi crítico na preparação para o lançamento da série - por um lado porque não foi consultado e, por outro, por preocupação de que o falecido criador de A Pista, Chris Marker, não pudesse dar seu consentimento. No entanto, de acordo com o co-criador da série, Terry Matalas, eles abordaram a família de Marker e o casal David Webb e Janet Peoples, que escreveram o roteiro do longa, para obter sua aprovação para a série.
Embora no final das contas siga seu próprio caminho, a produção televisiva ainda contém referências ocasionais à versão de Gilliam. Por exemplo, a peça musical Suite Punta Del Este, que teve destaque no filme, é usada na 2ª temporada. Além disso, a atriz coadjuvante Madeleine Stowe faz uma participação acústica na trilha sonora original.