A ficção científica está em alta na televisão atualmente, a ponto de todas as plataformas estarem desenvolvendo projetos nessa direção. Seguindo esse ritmo, a Amazon acaba de anunciar a produção de uma nova série chamada Consider Phlebas, que nada mais é do que a adaptação do romance do autor escocês Iain M. Banks.
Lançado em 1987, o livro Pense em Phlebas se passa no contexto de uma guerra intergaláctica. Ela nos leva a uma sociedade utópica interestelar onde a Cultura (um mundo tecnicamente avançado) entra em conflito com os Idirans, uma raça profundamente religiosa determinada a dominar a galáxia.

Uma sinopse que lembra tantas outras, mas que no papel se parece bastante com O Problema dos 3 Corpos, a ambiciosa série de ficção científica da Netflix lançada no ano passado que mostra uma raça extraterrestre pronta para invadir a Terra. As duas obras também têm mais de uma coisa em comum: ambas fazem parte de um ciclo literário aclamado pela crítica.
Consider Phlebas é a primeira parte do que é conhecido como "Ciclo da Cultura" (que também lembra o Ciclo da Fundação de Asimov, que também foi adaptado para uma série), um conjunto de 10 volumes que abordam temas que vão da inteligência artificial à anarquia em nossas sociedades.
Ver pela segunda vez esta obra-prima da ficção científica é uma experiência totalmente nova: "Choro no momento em que começa"Charles Yu, autor de Interior Chinatown, foi escolhido para escrever os roteiros. Chloé Zhao, diretora vencedora do Oscar por Nomadland e responsável por Eternos, da Marvel, vai assumir a produção.
Um projeto embrionário
Esta não é a primeira vez que ouvimos falar de Consider Phlebas. Em 2018, o Prime Video já estava envolvido com a adaptação, momento em que a plataforma decidiu multiplicar seus ambiciosos projetos: gastou muito na série de O Senhor dos Anéis, decidiu salvar The Expanse do cancelamento, deu sinal verde para outras produções como A Roda do Tempo, Periféricos e The Boys.
Considere que Phlebas como um projeto embrionário. Mas com o fim iminente de The Boys, as pontuações decepcionantes de A Roda do Tempo e o sucesso do ano passado de Fallout, agora há um caminho claro para esta série. E no papel, é ambiciosa. Muito ambiciosa!