A primeira chamada do remake de Vale Tudo começou a ser exibida pela TV Globo nesta segunda-feira (24) e rapidamente se tornou assunto nas redes sociais. No trailer, o público teve um gostinho das cenas iniciais e das novas interpretações de personagens icônicos, como Raquel (Taís Araújo), Maria de Fátima (Bella Campos) e César Ribeiro (Cauã Reymond).
Quem também fez questão de marcar presença no vídeo foi Odete Roitman, vivida por Débora Bloch na versão assinada por Manuela Dias. Chegando de helicóptero ao topo de um edifício luxuoso no centro do Rio de Janeiro, a vilã, com roupas e joias caríssimas, pega o celular e anuncia: “Pode avisar que Odete Roitman chegou!”
A aparição da emblemática personagem na chamada dividiu opiniões entre os fãs da clássica novela. Enquanto muitos adoraram ver a megera em ação, outros consideraram que a exibição de sua entrada triunfal aconteceu cedo demais, reduzindo o mistério que poderia tornar sua chegada ainda mais impactante para os telespectadores.
Na versão original, Odete, interpretada brilhantemente por Beatriz Segall, levou 28 capítulos para chegar à trama. Até lá, a milionária era frequentemente citada pelos personagens, sempre com um tom de temor, o que aumentava a expectativa em torno de sua primeira cena.
Cena do helicóptero não existirá no remake
Na verdade, a chegada de Odete a bordo de um helicóptero não será exibida na novela, ao contrário das cenas mostradas no restante da chamada. A gravação com Débora Bloch foi pensada exclusivamente para a peça promocional – uma estratégia da Globo para impulsionar a divulgação da novela que substituirá Mania de Você a partir de 31 de março.

Tudo indica que a emissora deve preservar a primeira aparição de Odete Roitman como na versão original: mostrada apenas em close, ela liga para sua irmã, Celina (Malu Galli), de Paris para avisar que em breve estará no Brasil, enquanto destila preconceitos e deixa claro seu desprezo por pessoas pobres. Confira um trecho do texto:
"Não, Celina. Obrigada, meu bem. Eu estou viajando acompanhada. A elegância pede um mínimo de privacidade… Mas eu já pedi para reservarem a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos aí do Brasil. De preferência que não tenha um bando de mendigos na porta tentando agarrar a gente.”
A cena está prevista para ir ao ar em 26 de abril, sábado, no dia em que a TV Globo celebra seus 60 anos de história. Já a chegada da vilã ao Brasil acontecerá no dia 28 de abril, segunda-feira.
Mudanças no perfil de Odete Roitman
Durante a coletiva de imprensa virtual desta terça-feira (25), com a presença do AdoroCinema, a autora Manuela Dias revelou que Odete Roitman manterá sua essência, mas alguns aspectos da personagem serão modificados, refletindo o processo de letramento racial que a sociedade atravessa desde a exibição da obra original, em 1988.
"Naquele momento, até o nosso olhar era tão deformado, também pelo racismo estrutural, que era difícil de ver. Então eu acho que hoje em dia a gente consegue ver, nomear, né? Existe um avanço incrível (...) Que bom que cada vez mais a gente entende e consegue realmente se ver, se construir, lutar por essa construção que tem que acontecer em todos os âmbitos", afirmou a novelista.
Se na versão original a vilã preconceituosa jamais aceitaria que seu filho se casasse com uma mulher negra, considerando o perfil elitista e racista da personagem, no remake, sua ambição e pragmatismo serão questões mais relevantes. Dessa forma, o fato de Maria de Fátima ser uma mulher preta não será um problema, desde que a jovem se alinhe aos seus interesses.

"A Odete é um personagem tão pragmático e tão conectado com o que funciona para ela, que isso é maior que tudo. Só serve quem está a serviço dela para executar sua agenda. Então, assim, a Maria de Fátima é perfeita. Inclusive, tanto na versão original como nesta, ela tem um processo muito forte de identificação com Maria de Fátima, adianta Manuela Dias.
"A grande decepção da Odete vai ser lá na frente, quando ela descobre tudo. É a hora em que a Odete chora, a hora em que a Odete desmonta, a hora em que ela vê, porque ela fala: 'Você me lembra eu mesma quando eu era pequena, quando eu era jovem'."