Kazuhiko Torishima, Yu Kondo e Fuyuto Takeda, ex-editores do mangá de Dragon Ball, revelaram por que Akira Toriyama abandonou o desenvolvimento de Gohan como personagem protagonista.
Para quem não lembra, Gohan começou a ganhar destaque após seu nascimento na franquia, ficando completamente sob os holofotes na Saga Cell, onde foi responsável por aniquilar o vilão. A partir daí, os fãs esperavam que o filho de Goku se tornasse a figura central da trama, mas ele foi deixado de lado em prioridade a Goku e Vegeta.
O dia em que Akira Toriyama confessou qual era a sua imagem favorita de Dragon Ball para o criador de One PieceAKIRA TORIYAMA SE CANSOU DA JORNADA DE GOHAN
Durante presença recente no podcast japonês KosoKoso (traduzida pela página do Twitter, @Venixys), Torishima, Kondo e Takeda revelaram que Toriyama queria experimentar histórias mais leves e diretas após os tons sombrios e complexos da Saga Cell - e pretendia encerrar a franquia em torno desse ponto. Ele então ambientou Gohan se ajustando à vida de adolescente enquanto utilizava seus poderes para ajudar os civis como o Grande Saiyaman - em um tom cômico que remete ao início do mangá.
No entanto, essa nova premissa de ensino médio não era "interessante o suficiente" para Toriyama dar continuidade à sua ideia - "ele ficou entediado". Além disso, os cenários na escola envolviam mais trabalho para o autor que precisava desenhar cenas lotadas de personagens de fundo - ponto que motivou o mangaká a desistir de vez de Gohan.
Fuji TV
No passado, os fãs de Dragon Ball acreditavam que Toriyama abandonou a ideia de Gohan se tornar a força motriz da franquia depois que a popularidade do personagem caiu durante o arco do Grande Saiyaman. Na saga Majin Boo, Gohan foi visto em uma versão mais fraca e insegura de si mesmo - um contraponto forte ao Super Saiyajin 2 que derrotou Cell. Em entrevistas anteriores, Toriyama chegou a admitir que Gohan não tinha o necessário para ser o grande protagonista da série.