"Não me quiseram": Ela se dedicou de corpo e alma à novela da Globo, mas foi cortada de última hora – e uma polêmica está por trás disso!
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Na década de 1990, atriz mudou o visual três vezes antes de ser surpreendida com sua exclusão do elenco de Anjo Mau.

Não é nenhuma novidade que Luana Piovani não tem medo de falar – em alto e bom som – sobre tudo que a incomoda. Criticada por uns, admirada por outros, o fato é que a estrela de A Mulher Invisível não leva desaforo para casa, e isso acabou até fazendo com que ela fosse cortada de um dos maiores clássicos da TV Globo.

Em setembro de 1997, estreava o remake de Anjo Mau, a versão 2.0 do folhetim homônimo criado por Cassiano Gabus Mendes e exibido em 1976. Na trama, acompanhamos a ambiciosa Nice (Glória Pires), disposta a ascender socialmente a qualquer custo – incluindo seduzir Rodrigo (Kadu Moliterno), prestes a se casar com Paula (Alessandra Negrini).

Acontece que, originalmente, a antagonista Paula não seria vivida por Negrini. Desde o início, o papel estava nas mãos de Piovani, que não poupou esforços em sua preparação para as filmagens: a atriz chegou a tingir o cabelo três vezes e até consultou uma psicóloga para discutir o perfil da personagem, como revelou a Folha de S. Paulo em 1997.

Luana Piovani seria a Paula de Anjo Mau (1997) e foi substituída por Alessandra Negrini TV Globo
Luana Piovani seria a Paula de Anjo Mau (1997) e foi substituída por Alessandra Negrini

Um dia, porém, Luana foi simplesmente cortada da novela. A justificativa oficial? As ideias da atriz para a personagem aparentemente não estavam alinhadas com a visão da direção. Mas, segundo a própria estrela, o verdadeiro motivo seria outro – e envolve uma polêmica.

"Simplesmente não me quiseram"

À Folha, Luana falou sobre ter sido demitida do remake de Anjo Mau de última hora. "Um dia me ligaram e me cortaram. Fiquei mal. Sabe quando o namorado diz: 'Gosto de você, mas estou a fim de ficar sozinho'? Mentira! Se gostasse, ficava. Eles simplesmente não me quiseram."

Por algum tempo, o verdadeiro motivo do corte da atriz permaneceu um mistério. Até que, no ano passado, Piovani fez uma revelação bombástica. Durante sua participação no podcast PodDelas, ela expôs um caso de assédio que sofreu na década de 1990 pelas mãos de Carlos Manga – diretor do remake de Anjo Mau.

"A gente estava ali conversando, papo vai, papo vem, até que em um momento o Manga fez esse gesto [chamando para sentar no colo]. Ele tinha na base mais ou menos de uns 80 anos e eu tinha na base mais ou menos de uns 21", contou.

Pouco depois, Luana foi cortada da novela. Contudo, ela só relacionou a demissão ao caso de assédio anos mais tarde. "Em um belo dia eu estou contando para uma repórter e quando eu acabei, ela pergunta: 'Você não acha que ele tirou você da novela porque você não sentou no colo dele?'. Eu falei: 'menina, pode ser'."

Após a demissão, Luana Piovani acabou sendo escalada para a terceira temporada de Malhação, onde interpretou Patrícia, também conhecida por Lorão.

facebook Tweet
Links relacionados