Marvel, em meio a uma crise de identidade, cancela três de seus projetos mais promissores pouco antes do início das filmagens
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Estúdio acaba de descartar três projetos do seu calendário.

As palavras "fadiga de super-heróis" não significam absolutamente nada neste momento. Se o público estivesse realmente entediado com capas e lycra, não teríamos o enorme sucesso de Deadpool & Wolverine ou Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Há anos dizemos que as pessoas estão cada vez mais se afastando da Marvel e da DC, e ainda assim o trailer de Superman tem 55 milhões de visualizações. É uma sensação paradoxal, porque ao mesmo tempo que é possível sentir esse desgaste no ar, a atenção da audiência sempre se volta para novas produções.

"Filme de verdade": Astro de Batman acredita que fatiga de super-heróis não afetou filme da DC, mas será responsável por mudança radical em Hollywood

Depois de anos culpando os dois estúdios por nos entediarem com projetos atrás de projetos, a verdade é que o ponto principal é que eles eram realmente atraentes para o público em geral e tinham algo a dizer. Embora existam boas histórias com personagens que parecem ter sido tirados do fundo de uma gaveta de quadrinhos, as coisas estão prestes a mudar com o foco nos heróis de elite, se assim podemos dizer. E é aí que a Marvel está agora.

Super meio termo

Marvel

A Marvel cresceu depois de Vingadores: Ultimato e do sucesso de WandaVision e começou a produzir séries e mais séries além de suas capacidades. Algumas delas tiveram um bom desempenho, como Gavião Arqueiro e Ms. Marvel, e outras nem tanto, como Echo. No entanto, o importante foi que o público em geral começou a se sentir sobrecarregado, forçado a fazer a lição de casa. E depois da euforia inicial, o estúdio começou, de acordo com o Deadline, a cancelar projetos antes mesmo de eles chegarem à televisão e ninguém se importou com eles.

"Era como beijar meu irmão": Robert Downey Jr. pede retorno de Gwyneth Paltrow na Marvel para eles trocarem beijos de novo

A primeira delas — e a que, pessoalmente, me deixa bem triste — é Nova, personagem que estreou nos quadrinhos em 1976 e cuja série já tinha um showrunner designado em dezembro, Ed Bernero, produtor executivo de Criminal Minds. O projeto estava avançando lentamente já em 2022, embora a Marvel nunca tenha dado sinal verde. O mesmo aconteceu com Strange Academy (que aparentemente teria Wong como estrela) e Terror Inc, que fecharam suas portas por enquanto.

O estúdio diz que não se trata de um cancelamento propriamente dito, mas sim de projetos que nem sequer começaram a fase de pré-produção, e que um dia podem, afinal, vir à tona . Na verdade, é simplesmente uma questão de mudança de prioridades. E teremos que nos acostumar, porque é assim que eles vão funcionar daqui para frente: em vez de anunciar o que está por vir antes mesmo de começar a pensar no roteiro ou na trama (alô, Blade!), muito mais projetos serão desenvolvidos do que finalmente serão feitos, e cada um deles terá seus próprios showrunners.

Por enquanto, o calendário de séries da Marvel segue com um ano bem intenso com as estreias de Demolidor: Renascido, Ironheart e Wonder Man. O caminho a partir daí ainda está para ser escrito.

facebook Tweet
Links relacionados