Minha conta
    A "Elite coreana" não tem agradado aos telespectadores da Netflix, e o motivo tem a ver com sexo
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Recém-lançado na plataforma, o dorama focou em diferentes públicos, mas não agradou a ninguém.

    Em terceiro lugar entre as séries mais assistidas do Brasil, o dorama Hierarchy destronou as recentes quedinhas do catálogo, Geek Girl e Bridgerton. Mesmo com menos de uma semana, já se encontra no top 10 em 63 países.

    Apesar dos bons resultados de exibição - muito comuns em épocas de lançamentos - um grande orçamento, reunindo um elenco já conhecido pelos fãs de k-drama e uma premissa escolar centrada em um misterioso assassinato que envolve alunos de diferentes classes socias, a nova aposta da Netflix tentou ser a Elite coreana, mas perdeu feio.

    Focou em Elite mas acertou em decepção paras os fãs

    Para os executivos, isso fazia muito sentido: Elite é um sucesso incrível para a plataforma, e os k-dramas são extremamente populares tanto no Oriente quanto no Ocidente. Tudo parecia estar a caminho de uma aposta segura e um sucesso estrondoso, mas o público que se interessou pela premissa, após assistir, compartilhou opiniões nada favoráveis.

    Nas redes sociais, espectadores expressaram sua decepção com a série, alguns comentando que tanto o orçamento quanto o elenco foram desperdiçados, outros que o mistério é muito óbvio, e muitos criticando um roteiro superficial, com personagens com os quais é muito difícil se identificar.

    Todas as características acima também podem ser atribuídas a Elite, que, no entanto, é devorada com muito prazer por espectadores ao redor do mundo, garantindo sete temporadas desde seu lançamento. A diferença entre as duas séries é cultural e crucial: o sexo.

    Elite é espanhola e, como tantas outras produções europeias, não tem problema em mostrar sexo na tela, não poupando as cenas íntimas de seus personagens.

    O apelo das cenas sexuais e como elas são introduzidas em uma trama exageradamente dramática geram um conjunto perfeito para um determinado público, o que também funcionou em outros territórios, como Euphoria.

    Elite sem sexo daria certo?

    Netflix

    Nos k-dramas, no entanto, o sexo é colocado propositalmente de escanteio. As produções coreanas têm um tipo de sensibilidade muito diferente, onde a construção da tensão romântica é mais importante do que mostrar os atos em si.

    Nos k-dramas, os relacionamentos demoram muito para se concretizar, e quando isso acontece, ainda é de forma sutil, sendo o fato de dar as mãos e até mesmo um beijo o grande clímax do enredo principal.

    Com o passar dos anos, algumas produções se atreveram a aumentar um pouco o nível de picância, mas fazem isso de uma maneira que os espectadores ocidentais ainda consideram puritana.

    Elite: Sexo ou drogas? Que cenas são mais difíceis para os protagonistas?

    Em Hierarchy, há alguns beijos mais intensos, algumas cenas de personagens acordando juntos na cama e algumas conversas sobre sexo, mas o conjunto ainda é incrivelmente brando em comparação com algo como Elite, Euphoria e até Sex Education.

    Com o sexo e a malícia fora da equação, a série coreana se torna algo muito mais digerível para os fãs desse tipo de produção, mas revela outros problemas que colidem igualmente com os valores dos fãs de k-drama: personagens superficiais, tramas mesquinhas, relações pouco realistas. O resultado é uma série que fica no meio do caminho em termos de afinidades culturais e que não parece convencer nenhuma de suas audiências.

    Elite e Hierarchy estão disponíveis na Netflix.

    *Conteúdo global AdoroCinema

    Hierarchy
    Hierarchy
    Data de lançamento 2024-06-07 | min
    Séries : Hierarchy
    Com Roh Jeong-Eui, Kim Jae-Won, Ji Hye-Won
    Usuários
    3,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top