Minha conta
    Qual é o problema dos 3 corpos? Quem entende o título do épico da Netflix entende toda a série
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Afinal, qual é o problema dos 3 corpos? A série de ficção científica da Netflix tira proveito de um verdadeiro dilema científico. E aqui você encontrará uma explicação simples.

    A série O Problema dos 3 Corpos da Netflix é um excelente exemplo de ficção científica. Ele entrelaça teorias e observações científicas reais com uma história fictícia, sobre o primeiro contato da humanidade com uma espécie alienígena. A série de ficção científica desenvolvida pelos criadores de Game of Thrones adapta o célebre romance de mesmo título, do autor Cixin Liu – e suas duas sequências.

    Mas qual é "o problema dos 3 corpos"? O problema da física do mundo real é a chave para compreender o grande mistério da série Netflix. Para que você não fique completamente confuso enquanto assiste, aqui você encontrará uma explicação simplificada para o problema dos 3 corpos e seu papel na série. No entanto, vale dizer, que você não encontrará explicações matemáticas complexas aqui.

    “Uma história global”: Diretor defende criadores de O Problema dos 3 Corpos contra acusações de apropriação cultural

    Qual é o "problema dos 3 corpos"?

    O problema dos 3 corpos vem do campo da física, mais precisamente do ramo astronômico da mecânica celeste, e pode ser rastreado até as observações de Isaac Newton. Para resumir de forma muito simples: trata-se de três corpos cuja atração um pelo outro, causa um problema “insolúvel”. Os corpos incluem planetas, sóis ou luas.

    Neste caso, o problema refere-se ao cálculo ou previsão dos movimentos de três corpos. Embora a trajetória de dois corpos influenciados por forças gravitacionais possa ser resolvida utilizando modelos matemáticos, o caso de três corpos com massas diferentes parece completamente diferente.

    Três corpos que se atraem e se repelem causam processos caóticos difíceis e impossíveis de prever a longo prazo. Claro, existem certas exceções ​​e algumas soluções possíveis. No entanto, ainda não existe uma solução geral para o problema dos 3 corpos. Portanto, também é descrito como insolúvel.

    Você pode encontrar uma explicação mais detalhada neste vídeo:

    Mas o que isso significa para a série Netflix? Para explicar isso, agora temos que entrar em território de spoiler. A partir daqui, este texto contém spoilers até o Episódio 3, da 1.ª temporada de O Problema dos 3 Corpos:

    Este é o papel desempenhado pelo problema dos 3 corpos na série Netflix

    No início da trama de O Problema dos 3 Corpos, o rápido aumento dos casos de suicídio entre cientistas renomados representa um quebra-cabeça para os serviços secretos - e para os colegas, também cientistas. Isso eventualmente leva a física Jin Cheng (Jess Hong) a um videogame futurista. O objetivo do jogo é calcular o caminho caótico do sol de um planeta alienígena.

    No entanto, não se trata de um mundo fictício, mas sim de uma réplica digital de um planeta real a quatro anos-luz de distância da Terra. E este não é orbitado por um sol caótico, mas por três sóis.

    Observação interessante: A rigor, trata-se, na verdade, de um problema de quatro corpos, já que o planeta San-Ti deveria estar realmente incluído no problema. Comparada com os três sóis, a sua massa é tão pequena que provavelmente é negligenciada.

    O planeta da espécie chamada San-Ti sofre as consequências dramáticas do problema dos 3 corpos. A distância em constante mudança até os sóis individuais tem efeitos diferentes e geralmente devastadores sobre a vida no planeta.

    Os desastres causados ​​pelos três sóis incluem:

    Netflix
    Os três sóis desencadeiam enormes catástrofes
    • Frio extremo: Quando o planeta se afasta dos sóis.
    • Calor Extremo: Quando mais de um sol aparece no céu.
    • Cancelamento de Gravidade: Quando todos os três sóis aparecem no céu em uma formação alinhada chamada sizígia.

    Ou seja, o planeta não é adequado para a sobrevivência de uma civilização. Porém, a espécie San-Ti conseguiu se adaptar a essas duras condições de vida, ao desidratar e hidratar seus corpos, submetendo-os às catástrofes conhecidas como Idade Caótica.

    O que a série não explica tão claramente, mas é explicado no modelo: Como o caminho caótico dos três sóis não pode ser previsto, existe a possibilidade de o planeta colidir com um dos sóis em algum momento e ser completamente destruído.

    "O Problema dos 3 Corpos" é o motivo da invasão da Terra na série

    Precisamente por esta razão, os San-Ti não vêem outra opção senão procurar um novo e seguro planeta natal. E um sinal de rádio enviado da China na década de 1960 foi útil. No entanto, a sua frota leva 400 anos para chegar à Terra.

    No livro original há até personagens que tentam resolver o problema dos 3 corpos dos alienígenas. Como esperado, eles falham. No entanto, isso não é muito discutido na série Netflix. Aqui, saber que se trata de um problema de 3 corpos é suficiente para chegar ao próximo nível do misterioso videogame.

    Portanto, não se trata de resolver este problema. Em vez disso, a organização de Mike Evans (Jonathan Pryce) testa se os jogadores têm vontade de aceitar a situação dramática dos San-Ti e se preparar para sua chegada à Terra.

    O Problema dos 3 Corpos
    O Problema dos 3 Corpos
    Data de lançamento 2024-03-21 | min
    Séries : O Problema dos 3 Corpos
    Com Jovan Adepo, Liam Cunningham, Eiza Gonzalez
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top