Minha conta
    Franceses se irritam (de novo) com gafe da Netflix em nova série de sucesso - e não é Emily em Paris!
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    Nova minissérie de guerra da Netflix tem erro histórico no roteiro.

    Não é só de boinas e croissants que se faz um país, Netflix! Ainda que o streaming venha investindo cada vez mais em títulos estrangeiros, mais de uma vez, uma produção americana tenta reproduzir a cultura francesa e acaba irritando os locais. Os clichês de Emily em Paris podem até ter incomodado, mas Toda Luz que Não Podemos Ver tem uma falha histórica.

    Na série de guerra, acompanhamos dois jovens cujas vidas são impactadas pela Segunda Guerra Mundial: Marie-Laure (Aria Mia Loberti), uma jovem francesa cega que se refugia com o tio, e Werner (Louis Hoffman), um soldado alemão especialista em transmissões de rádio. Através de uma conexão secreta, eles recuperam um vislumbre de esperança.

    Durante o terceiro episódio da minissérie, o pai da protagonista, interpretado por Mark Ruffalo, explica a Marie que deve retornar a Paris para fazer com que os alemães acreditem que ele nunca saiu da capital. Para acalmar a filha, ele aponta que, partindo de Bordeaux, é preciso apenas uma curta viagem de trem para voltar.

    A curta frase “fica só a três horas de trem” foi capaz de tocar na ferida dos franceses, uma vez que ela marca uma inconsistência histórica. Isso porque, o TGV -Trem de Grande Velocidade - que liga as duas cidades só foi inaugurado em 1981. Nos anos 40, seria impossível fazer a viagem em tão pouco tempo.

    Netflix segue incomodando o povo francês ao representar o país

    Netflix

    O idioma falado em Toda Luz que Não Podemos Ver, assim como na primeira temporada de Emily em Paris, também aborreceu o público francês. A trama se passa na França, porém os personagens falam em inglês com sotaque francês e alemão. Em entrevista ao AlloCiné, o diretor Shawn Levy justificou o porquê da escolha:

    “O principal motivo é que o livro foi escrito em inglês. Todos os personagens, sejam alemães ou franceses, falam a língua do autor. Então fizemos a mesma escolha”, disse Levy.

    Toda Luz que Não Podemos Ver é a adaptação do romance homônimo escrito pelo autor estadunidense Anthony Doerr em 2014.

    Toda Luz que Não Podemos Ver
    Toda Luz que Não Podemos Ver
    Data de lançamento 2023-11-02 | min
    Séries : Toda Luz que Não Podemos Ver
    Com Aria Mia Loberti, Louis Hofmann, Lars Eidinger
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top