Minha conta
    Dragon Ball: Por que Goku é mais forte do que Vegeta? Mistério do anime é revelado em resposta inusitada
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Os personagens foram analisados pelo olhar de um professor de psicologia especialista em rivalidades.

    Protagonistas de Dragon Ball, uma das maiores franquias de anime das últimas décadas, Goku e Vegeta tiveram sua rivalidade analisada por um professor de psicologia.

    Por mais que nos últimos anos ambos os saiyajins tenham selado a paz, resquícios de uma disputa para ver quem é o mais forte ainda se faz presente entre eles. Com base nisso, durante uma entrevista para o site oficial de Dragon Ball, Nobuyuki Ota, professor de psicologia da da Universidade de Chubu, explicou por qual motivo Goku se sobressai quando o assunto é o nível de força dos dois guerreiros.

    Segundo Ota, uma das razões para o pai de Gohan e Goten superar Vegeta se dá no fato de ele se divertir durante as batalhas, lutando pelo simples objetivo de se tornar mais forte. O professor também argumenta que a obsessão de Vegeta por Goku limita o crescimento do príncipe dos saiyajins, que treina sempre com o objetivo de alcançar o rival. Desta forma, Vegeta jamais conseguiria superar Goku, visto que o toma como modelo limite de desenvolvimento.

    Toei Animation Inc.
    Vegeta e Goku.

    Em outras palavras, a rivalidade unilateral entre os dois acaba criando um cenário favorável para Goku, que não vê seu treinamento ser restringido com base em apenas uma pessoa.

    “O objetivo de Vegeta é superar Goku, enquanto o objetivo de Goku é competir com outros para se tornar mais forte. Acredito que para Goku o foco está menos em derrotar seus inimigos e mais no desejo de melhorar a si mesmo”, observa Ota.

    Ele ainda completa:

    “Rivalidades unilaterais são bastante comuns. Em uma pesquisa psicológica, se você fizer a pergunta: ‘Existe alguém que você considera seu rival?’, mais da metade dos participantes responderá sim. No entanto, esse número diminui significativamente quando você pergunta a essas mesmas pessoas se elas acham que seu rival sente o mesmo por elas.”

    O especialista também afirma que vê Vegeta como o mais humano entre os dois, exatamente por apresentar emoções intrínsecas à nossa raça. Desde a primeira aparição na franquia, o marido de Bulma exibe traços de personalidade como orgulho, obsessão e raiva, contrapondo Goku que conta com características mais neutras.

    Dragon Ball Z
    Dragon Ball Z
    Data de lançamento 1989-04-26 | min
    Séries : Dragon Ball Z
    Com Masako Nozawa, Jôji Yanami, Hiromi Tsuru
    Usuários
    4,5
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top