Minha conta
    Nem Breaking Bad, nem Game of Thrones: O episódio de série mais assistido de todos os tempos foi ao ar há 40 anos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    105 milhões de espectadores grudados na tela!

    Em 28 de fevereiro de 1983, um recorde foi quebrado. Foi o dia em que o último episódio de M*A*S*H foi ao ar na CBS e a única vez que uma série de ficção conseguiu reunir 105 milhões de pessoas em frente a um aparelho de televisão. Um número impressionante que foi alcançado há 40 anos e nunca mais foi visto.

    Intitulado Goodbye, Farewell and Amen, o episódio narra os últimos dias da Guerra da Coreia por meio de várias histórias que contam os efeitos da guerra individualmente. Quando o cessar-fogo é declarado, os protagonistas organizam uma festa de despedida. Em lágrimas, cada um dos personagens segue seu caminho e a ficção termina.

    M*A*S*H
    M*A*S*H
    Data de lançamento 1972-09-17 | min
    Séries : M*A*S*H
    Usuários
    3,4

    Por ser o episódio final, já se sabia que ele geraria muito interesse. De fato, o episódio vendeu 30 blocos comerciais de 30 segundos por 450 mil dólares cada. No total, se calcularmos o preço ajustado pela inflação de hoje, eles levaram cerca de 40 milhões de dólares em publicidade. E o engraçado é que esse valor poderia ter sido maior. Ele não recebeu mais porque grandes áreas da Califórnia sofreram quedas de energia devido ao clima de inverno que atingiu a região.

    CBS

    De 1983 a 2010, o episódio continuou sendo a transmissão de televisão mais assistida da história dos Estados Unidos. Ela foi "destronada" pelo Super Bowl em 2010, o evento esportivo que, de longe, domina o público americano.

    É um recorde para a televisão nos Estados Unidos e no Canadá - o que, em termos de ficção, é praticamente o mundo inteiro -, mas se olharmos para outros países, é muito difícil encontrar outra série que tenha causado tanto impacto.

    Ela é superada por eventos esportivos como o Super Bowl, nos Estados Unidos, e a Copa do Mundo de Críquete, na Índia, além do pouso na Lua em 20 de julho de 1969.

    Na lista dos 30 eventos mais acompanhados na televisão americana, há apenas duas outras ficções: a minissérie Roots (1977) e o filme para TV O Dia Seguinte (1983), que tratava de uma ameaça nuclear e estava muito de acordo com os temores da época, ambos com uma audiência de 100 milhões de pessoas. Esses números impressionantes provavelmente nunca mais serão alcançados, pois os hábitos mudaram.

    Esqueça Ahsoka e Duna: Esta é a série de ficção científica mais impressionante dos últimos anos e a 2ª temporada já estreou

    A televisão tradicional quase não acumula novos espectadores, e o restante do público tem se dividido tanto entre as diferentes estreias das plataformas de streaming que é muito difícil obter sucessos tão retumbantes como antigamente.

    Sem mencionar o fato de que as redes sociais ocuparam grande parte do tempo que costumávamos passar assistindo à televisão. Em outras palavras, será cada vez mais difícil lançar uma série que todos estejam acompanhando ao mesmo tempo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top