Minha conta
    Quem é Rosario Dawson? Conheça mais sobre a atriz que interpreta Ahsoka Tano
    Debora Tavares
    Debora Tavares
    Jornalista, da periferia, criada a base de novelas mexicanas e apaixonada por cultura popular. Adoro cinema, mas troco a pipoca amanteigada por um biscoito amarelo duvidoso para me acompanhar na sessão.

    Atriz famosa por papéis em filmes de drama, agora vive a guerreira de Star Wars, Ahsoka, na série da Disney Plus!

    A série sobre a guerreira ex-jedi Ahsoka Tano acabou de chegar a Disney Plus, mas a trajetória de Rosario Dawson, que dá vida a protagonista, vem de muito antes.

    De ascendência cubana, a atriz se tornou um nome expressivo no audiovisual, com papéis de destaque em filmes como Sete Vidas, ao lado de Will Smith; a série Demolidor, e o mais recente, o reboot de Mansão Mal Assombrada. Mas, para além de seus personagens, também é referência para a comunidade afro-latina no audiovisual.

    O AdoroCinema conta mais sobre a atriz, abaixo!

    Shutterstock

    Quem é Rosario Dawson?

    A atriz, produtora e ativista Rosario Dawson nasceu no Brooklyn, em 1979, filha de pais com ascendência afro-cubana, porto-riquenha e indígena. Sua identidade étnica foi o que a fez tomar o caminho do ativismo, ligado a causas da comunidade afro-latina nos Estados Unidos.

    Sete Vidas foi um divisor de águas

    Dawson percorreu um longo caminho até co-estrelar o drama Sete Vidas, protagonizado por Will Smith. Ainda no início da carreira, a atriz fez parte do filme Jogada Decisiva, de 1998, escrito e dirigido pelo mestre Spike Lee, como a personagem Lala Bonilla.

    Apesar disso, foi com Sete Vidas que Rosario Dawson ganhou projeção a nível mundial e levou seu primeiro grande prêmio, como o NAACP, e uma indicação ao BET Awards, prêmio de grande porte dos EUA, que celebra artistas e personalidades negras.

    Voz poderosa como ativista

    AP Photo/Pablo Martinez Monsivais

    Fora das telas, a atriz se manteve ao longo dos anos no cenário político, sobretudo em relação a tópicos referentes à comunidade negra, latina e LGBTQIA+ como bissexual.

    Apoiou a campanha de Bernie Sanders, o político mais à esquerda que o Partido Democrata nos Estados Unidos, e foi um dos nomes mais expressivos contra Donald Trump no cenário hollywoodiano. Ela também foi produtora executiva do documentário Split at the Root, que aborda a separação das famílias na fronteira dos EUA e México.

    No universo de Star Wars

    Disney Plus

    Sua jornada pela saga das galáxias como a guerreira Ahsoka Tano começou em The Mandalorian. Segundo a Disney, o apelo dos fãs nas redes sociais foi decisivo para a escolha de Rosario como a intérprete de Ahsoka, ainda em 2017.

    A atriz fez pequenas, mas importantes aparições ao longo da série, e hoje a personagem ganha sua própria história como uma produção original da Disney.

    Para entrar na atmosfera de Ahsoka!

    Ahsoka Sabers, Funko

    Amazon

    Encontre na Amazon por R$ 124,90.

    Boneco Ahsoka Tano, Star Wars

    Amazon

    Encontre na Amazon por R$ 154,99.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top