Minha conta
    Foi uma das séries mais caras da história, mas também caótica: em 2023 não teria durado nem uma temporada na Netflix
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Marco Polo foi uma das primeiras produções originais lançadas pela Netflix, ao lado de Orange is the New Black e House of Cards, e teve duas temporadas.

    Netflix é atualmente a principal plataforma de streaming, mas há uma década ela dava seus primeiros passos com suas primeiras produções originais, com destaque para Orange is the New Black e House of Cards. Neste período, uma das maiores produções televisivas, não só da Netflix, mas da história, também passou despercebida pelo público: Marco Polo.

    Suas duas primeiras e únicas temporadas ainda estão disponíveis no catálogo da Netflix como uma de suas originais, mas hoje Marco Polo é uma daquelas ficções esquecidas que não só não teria durado uma temporada em 2023 no sistema atual do streaming, como também teria ganhado as manchetes como o enorme fracasso que acabou sendo.

    Qual é a história de Marco Polo na Netflix?

    Netflix

    Com o sucesso enorme de Game of Thrones na HBO, a Netflix deixou claro desde cedo que também queria seu sucesso de bilheteria. Uma ficção histórica e espetacular que teve batalhas, intrigas palacianas, romance e muitos momentos épico em sua história.

    A escolhida foi a história do explorador Marco Polo, interpretado por Lorenzo Richelmy, um comerciante e embaixador italiano do século XIII que embarca em uma longa viagem ao então misterioso Oriente com o objetivo de descobrir aquelas partes do mundo que seus predecessores não conseguiram alcançar e estabelecer rotas comerciais. Uma jornada repleta de perigos e aventuras em que cruza o caminho de figuras tão importantes como o líder mongol Kublai Khan (Benedict Wong) na China, a quem passa a servir como espião.

    Embora a ideia fosse originalmente destinada à rede americana Starz, as complicações para suas filmagens na China fizeram com que ela finalmente desistisse do projeto, que acabou sendo vendido para a Netflix pela The Weinstein Company. A plataforma pagou, segundo relatos, aproximadamente 90 milhões de dólares, o que a tornou uma das séries de televisão mais caras da história, atrás apenas de Game of Thrones na época.

    Essa ambição era grande e também as expectativas, mas a série criada por John Fusco e protagonizada por Lorenzo Richelmy na pele do mítico Marco Polo foi um fracasso a nível crítico e apontada como uma verdadeira desilusão em que os seus erros históricos não passaram despercebidos. Curiosamente, porém, no Rotten Tomatoes ostenta uma pontuação média muito discreta de 33% em sua primeira temporada, mas 100% em uma segunda que, diga-se de passagem, quase não recebeu atenção do público.

    Por fim, a Netflix decidiu cancelar Marco Polo após uma segunda temporada que talvez nunca devessem ter feito – e que em 2023 certamente não teriam encomendado – e que, junto com a primeira, causou prejuízos de 200 milhões de dólares à plataforma.

    Marco Polo
    Marco Polo
    Data de lançamento 2014-12-12 | min
    Séries : Marco Polo
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top