Minha conta
    Um dos episódios mais bizarros de Black Mirror já pode acontecer na vida real!
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O aplicativo HereAfter AI apresenta uma tecnologia semelhante ao que vemos na série Black Mirror, com a possibilidade de "conversar" com quem já morreu.

    "Isso é tão Black Mirror" é uma expressão bastante usada nas redes sociais para acontecimentos fora do normal e que poderiam ser apresentados na trama da série antológica de distopia Black Mirror. Um dos episódios mais bizarros da produção pode acontecer na vida real, com a possibilidade de "conversar" com pessoas que já morreram.

    Isso é o que promete a empresa norte-americana HereAfter AI com um aplicativo que permite que amigos e parentes lembrem e se comuniquem com pessoas que já morreram, através da voz e das histórias de vida da pessoa que não está mais presente. Isso nos remete diretamente ao episódio "Volto já", na 2ª temporada de Black Mirror, quando Martha, com dificuldade no período de luto, reencontra o seu falecido marido através de um novo serviço que permite que as pessoas mantenham contato com os mortos.

    O aplicativo HereAfter AI é simples, com o usuário podendo gravar previamente algumas memórias, fotos ou vídeos nele e, após processamento de dados, é gerado um avatar virtual. Essa tecnologia funciona treinando uma inteligência artificial em imagens, gravações e filmagens de pessoas reais ao virtual, que reconhece prompts e ativa uma das histórias gravadas da boca da pessoa na qual o chamado avatar é baseado – um chatbot personalizado com base nas informações que a pessou forneceu quando estava viva.

    De acordo com o site oficial, "o aplicativo HereAfter orienta seus entes queridos a gravar histórias de áudio sobre suas infâncias, relacionamentos, experiências, personalidades e muito mais". Esse programa foi fundado por James Vlahos em 2019 após criar um bot baseado em seu pai a partir de gravações feitas antes de sua morte e, então, ele desenvolveu o HereAfter AI para que as histórias das pessoas se tornem imortais.

    Porém, é preciso ter cautela com o uso da tecnologia, como mostra um artigo publicado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "A ética de criar uma versão virtual de alguém é compreensivelmente complexa, e algumas pessoas temem que as versões digitais de entes queridos falecidos possam realmente prolongar sua dor – ou até mesmo afrouxar seu controle sobre a realidade".

    Qual é a história da série Black Mirror?

    Channel 4

    Black Mirror é uma série de antologias explora um mundo de alta tecnologia, onde as maiores inovações da humanidade e os instintos mais sombrios colidem. Uma espécie de híbrido entre "The Twilight Zone" e "Tales of the Unexpected", Black Mirror explora sensações do mal-estar contemporâneo. Cada episódio conta uma história diferente, traçando uma antologia que mostra o lado negro da vida atrelada à tecnologia.

    Todas as cinco temporadas de Black Mirror estão disponíveis no catálogo da Netflix.

    Black Mirror
    Black Mirror
    Data de lançamento 2011-12-04 | min
    Séries : Black Mirror
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top