Minha conta
    Entrevista com Dario Argento

    Mestre do terror italiano, Dario Argento esteve no Rio de Janeiro para promover retrospectiva de sua obra. O AdoroCinema conversou com o cultuado diretor.

    Um dos grandes nomes do cinema de terror, embora faça questão de afirmar que também realiza suspenses, Dario Argento veio ao Brasil como convidado do Festival do Rio e da mostra Dario Argento e seu Mundo do Horror, e durante sua passagem conversou com o Adoro Cinema sobre sua carreira.

    Pai da atriz e diretora Asia Argento, Dario é um sujeito de poucas palavras. Mas isso não significa que a conversa foi ruim. Como pode conferir abaixo, o bate papo abordou importantes fatos da carreira do cineasta, como o início como crítico e a participação como roteirista em Era uma Vez no Oeste, ao lado de Sergio Leone e Bernardo Bertolucci.

    Foto: André Henrique Oliveira

    Dario Argento falou também sobre seu próximo longa, Drácula 3D, que marcará sua estreia no formato. Abaixo você confere o que de melhor rolou na conversa com o mestre do horror.

    ORIGEM BRASILEIRA

    Durante a apresentação de uma sessão do filme Trauma no Rio de Janeiro, Argento destacou que o seu cinema nascia da mistura entre as culturas brasileira e italiana. "A minha mãe era brasileira, então acho que algo em meus filmes vem dessa ligação com a cultura brasileira. Quando pequeno sempre ouvi muitas coisas sobre o Brasil", reforçou na entrevista. Apesar disso, ele fez questão de afastar qualquer influência do cinema do Brasil em sua obra, destacando que este é muito diferente do cinema italiano.

    HORROR

    Se dizendo um apaixonado por Edgar Allan Poe e pelos livros do gênero "giallo" na Itália, o cineasta afirmou que a relação com o terror sempre existiu e que temas como a vida após a morte sempre despertaram o seu interesse. A ligação com o horror gerou apelidos curiosos para Argento, como “Hitchcock gore” e “Walt Disney às avessas”.

    INFLUÊNCIAS

    "Alfred Hitchcock é o mestre de todo mundo, não só de quem faz suspense. Mas também gostava muito do expressionismo alemão, que trazia estranhos pontos de vistas, e dos primeiros filmes de Ingmar Bergman. A nouvelle vague francesa foi uma influência no modo de filmar.

    No cinema italiano, gostava muito da atmosfera dos filmes de Michelangelo Antonioni e de Federico Fellini, mas acho que não influenciaram no meu estilo, que é muito pessoal."

    CRÍTICO

    A primeira profissão de Argento no universo da sétima arte foi como crítico de cinema. Ele falou como foi passar de crítico para diretor, algo que tem sido muito comum no cinema brasileiro nos últimos anos: "Não trabalhei como crítico por muito tempo. Era muito jovem e só fiz isso por alguns anos. Quando você é um crítico, você examina o filme de várias formas. E isso ajuda muito quando vai dirigir, te faz entender que o filme não é só a história, o visual ou os atores."

    ERA UMA VEZ NO OESTE

    Apesar de não ter durado muito na função de crítico, o diretor deve a esta uma de suas primeiras oportunidades na tela grande. Ele escreveu o roteiro do faroeste Era uma Vez no Oeste, e esta oportunidade só surgiu porque Sergio Leone era fã de seu trabalho na crítica. "O Sérgio me chamou porque gostava das minhas críticas e achava que eu poderia ser um bom roteirista", disse.

    DRÁCULA 3D

    O próximo trabalho de Argento nas telonas será Drácula 3D, cujas gravações já foram concluídas. "Sou um grande fã das histórias de vampiros e, em especial, do Drácula de Bram Stoker. Queria filmar a história de um modo novo e por isso decidi rodar em 3D, que apresenta uma nova visão para o filme. Quis mostrar o meu modo de ver o Drácula", explicou.

    O cineasta escolheu Thomas Kretschmann e Rutger Hauer para interpretarem Drácula e Van Helsing, respectivamente, e falou um pouco sobre a seleção do elenco: "Conheço o Thomas muito bem, pois já havia trabalhado com ele. Escolhi o Rutger Hauer porque ele tem uma força impressionante. Além disso, na obra de Bram Stoker o Van Helsing é holandês, assim como o Rutger."

    HOLLYWOOD

    "Fiz alguns filmes em Hollywood, como Trauma e a série Mestres do Terror, e foi uma boa experiência. Mas sou italiano, gosto de voltar para o meu país para filmar", respondeu o diretor quando questionado sobre seus trabalhos fora da Europa.

    GEORGE ROMERO

    Ícone dos filmes de zumbi dos Estados Unidos, George Romero trabalhou com Argento no longa Dois Olhos Satânicos. Na oportunidade, cada cineasta escolheu um conto de Edgar Allan Poe para adaptar para as telonas.

    "Conversamos muito antes de rodar a história, somos dois grandes fãs de Allan Poe e queríamos fazer uma homenagem ao nosso mestre. Cada um escolheu o conto que gostava mais para filmar e, após conversarmos muito, fizemos os filmes separadamente", destacou.

    REMAKES

    Ainda falando sobre Romero, Argento desmentiu a informação de que o mesmo estaria planejando uma refilmagem de Prelúdio para Matar. "Os remakes são feitos apenas se pensando em dinheiro e não por questões artísticas. Querem só aproveitar os títulos já famosos", criticou.

    DRIVE

    Ao falar das produções que chamaram sua atenção nos últimos anos, Argento destacou Drive, de Nicolas Winding Refn. "O diretor é um fã do meu trabalho. É um bom filme, que segue um pouco o que faço nos meus longas", completou.

    O diretor se mostrou um grande conhecedor da sétima arte e se revelou impressionado com o cinema que é produzido atualmente no Japão e na Coréia do Sul.

    GIALLO

    Estrelado por Adrien Brody e Emmanuelle Seigner, Giallo - Reféns do Medo foi o primeiro longa dirigido por Argento que não foi escrito por ele. "Era um filme americano e toda a equipe era dos Estados Unidos. Prefiro filmar roteiros meus, mas como experiência não foi ruim", disse.

    ZÉ DO CAIXÃO

    Argento afirmou que não conhece muito do cinema de horror feito no Brasil, mas reforçou que conhece o Zé do Caixão. Ele disse que os filmes de José Mojica Marins não chegaram à Itália nos anos 70, mas apenas nos 90 após terem ganhado destaque nos Estados Unidos. “Ele tem um estilo bem estranho e peculiar, é muito pessoal. É bom ver um filme do Zé do Caixão.”

    ASIA ARGENTO

    Dario dirigiu sua filha Asia Argento em vários filmes e mais recentemente produziu seus primeiros trabalhos como diretora. O cineasta falou como é trabalhar com sua filha: "Ela cresceu comigo e com meus filmes. Ela entende muito do meu estilo e é um privilégio trabalhar com a minha própria filha. Além disso, é uma ótima atriz."

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top