Minha conta
    Festival do Rio 2022: "A gente tem uma dívida com as mulheres que fazem esse país acontecer", defende protagonista de Regra 34 (Entrevista)

    O longa-metragem é estrelado por Sol Miranda, Lucas Andrade, Lorena Comparato, e Isabela Mariotto.

    O Festival do Rio começou na última quinta-feira (6), de volta ao Cine Odeon, na Cinelândia, Rio de Janeiro. A abertura contou com a participação de diversos atores que estão presentes nas mais de 70 produções brasileiras que compõem as mostras. Entre elas, está Regra 34, um longa-metragem ousado que levanta discussões sobre liberdade feminina e negritude.

    O filme é estrelado Sol Miranda, Lucas AndradeLorena Comparato e Isabela Mariotto, com roteiro e direção de Júlia Murat. A trama é centrada em Simone, uma estudante de direito penal que pretende se tornar defensora pública. À noite, ela faz performances sexuais na internet e descobre desejos os quais nunca tinha se deparado antes.

    Regra 34
    Regra 34
    Data de lançamento 19 de janeiro de 2023 | 1h 40min
    Criador(es): Júlia Murat
    Com Sol Miranda (II), Lucas Andrade, Lorena Comparato
    Usuários
    2,6
    Assista agora

    O AdoroCinema esteve na abertura do Festival do Rio e entrevistou o co-roteirista de Regra 34, Gabriel Bortolini, e o elenco do filme. Lorena Comparato contou a história do filme e afirmou que é uma trama que vai levantar debates importantes. “Até que ponto esses desejos têm, ou não, que ser moldados pela sociedade? É um filme ousado, gera muita discussão.”

    Sol Miranda, que interpreta a protagonista Simone, enfatizou a importância de pautar e defender os direitos das mulheres — foco profissional de sua personagem. “É uma dívida histórica que a gente tem na sociedade de maneira geral com as mulheres. Se a gente for falar dos lares de brasileiros, quase metade são chefiados por mulheres. De cada dez desses, seis estão em situação de insegurança alimentar. Dessas seis, a maioria são mulheres negras. A gente tem uma dívida com as mulheres que fazem esse país acontecer.”

    Regra 34 vem trazendo uma pauta muito feminina a partir desse lugar, da importância da mulher ter liberdade nas suas escolhas. Algo que, nesse conservadorismo que a gente lida na sociedade, precisa muito também ser falado e ser reivindicado. Porque nós temos o direito ao desejo, o direito à liberdade.

    O filme é protagonizado por três mulheres e, segundo Sol Miranda, vai além da superfície e aborda questões sobre raça — que contaram com forte colaboração do roteirista Bortolini para o desenvolvimento do tema.

    “São duas pautas muito presentes nessa construção. Três mulheres atuam como núcleo protagonista. E estamos aqui agora, três pessoas negras representando esse filme. Gabriel, que foi uma pessoa super importante para a nossa construção, para o entendimento da importância das pessoas negras nesse processo. É uma construção efetiva pelos nossos direitos, porque é um país diverso e essa diversidade precisa estar na tela também."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top