Minha conta
    Sucesso absoluto na Netflix, O Dia Do Atentado é considerado um dos melhores filmes de seu ano; entenda a história real por trás do thriller
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Caso que inspirou longa-metragem completará 10 anos em 15 de abril

    O Dia do Atentado é um filme estrelado por Mark Wahlberg, Kevin Bacon e John Goodman. O longa-metragem rememora as consequências do atentado terrorista ocorreu na Maratona de Boston, de 2013, e está fazendo sucesso na Netflix 10 anos depois do fato que inspirou o enredo.

    Na trama, após o ocorrido, um grupo formado pelo Sargento da Polícia Tommy Saunders (Wahlberg), o Agente Especial Richard Deslauries (Bacon), o Comissário da Polícia Ed Davis (Goodman), o Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) e a enfermeira Carol Saunders (Michelle Monaghan) se une aos bravos sobreviventes para identificar e capturar os responsáveis pelo ataque terrorista antes que eles possam fazer novas vítimas.

    O ataque à Maratona de Boston

    O ataque terrorista ocorreu em 15 de abril de 2013, durante a maratona anual de Boston, nos Estados Unidos. Dois bombistas, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, colocaram duas bombas artesanais em mochilas perto da linha de chegada da maratona, matando três pessoas e ferindo mais de 260 outras. Os dois autores do crime eram irmãos.

    O fato chocou os Estados Unidos e o mundo, e levou a um grande esforço de investigação por parte das autoridades federais e locais. O evento também gerou debates sobre a segurança em eventos públicos e sobre como prevenir futuros atentados terroristas.

    Mais que um filme

    Em 2016, ano do lançamento, o longa entrou na lista de Dez Melhores Filmes do ano da National Board of Review of Motion Pictures, organização de críticos com mais de 100 anos de atuação, e da Variety, um dos principais veículos de cultura pop dos Estados Unidos.

    O roteiro do filme surgiu a partir da junção de dois scripts: "Boston Strong", que puxava a trama para o gênero de suspense, e "Patriots Days", que era mais voltado para o drama. Para chegar ao resultado final, os roteiristas reuniram relatos do policial Ed Davis a detalhes de uma reportagem do programa 60 Minutes.

    Na direção de O Dia do Atentado está Peter Berg, responsável por Battleship: A Batalha dos Mares, Horizonte Profundo: Desastre no Golfo e alguns episódios de The Leftovers. O cineasta também trabalhou com alguns músicos, como no clipe de "One More Night", do Maroon 5, ou no registro audiovisual de Keeps Gettin' Better, da cantora Christina Aguilera.

    Além do diretor, o roteiro do filme também recebeu tratamento de Paul Tamasy, de O Vencedor, Horas Decisivas e Posto de Combate.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top