Minha conta
    Sentença: "O cárcere te deixa mais violento do que você entrou", diz Camila Morgado sobre sua personagem na série (Entrevista exclusiva)
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Disponível no Amazon Prime Video, série brasileira conta a história de uma advogada criminal que luta contra a injustiça no sistema judicial.

    E se você fosse advogado e precisasse defender um criminoso considerado abominável por todo o país?

    Este é o caso de Heloísa, advogada criminalista que protagoniza Sentença, nova série brasileira do Amazon Prime Video. A atração é estrelada por Camila Morgado, Fernando Alves Pinto, Lena Roque, Rui Ricardo Diaz, Heloísa JorgeBárbara Colen e Lucinha Lins. A produção chega ao catálogo do streaming nesta sexta-feira (15).

    Na trama, Camila Morgado interpreta Heloísa, uma advogada criminalista que acredita que todos têm direito a se defender, independente do crime a pessoa possa ter cometido. De acordo com ela, a defesa é o que separa a sociedade da barbárie. Após anos de experiência, Heloísa conhece bem a complexidade do cárcere e do sistema penitenciário brasileiro, criado para que muitos apodreçam e sejam abandonados sem a assistência necessária.

    Quando um caso choca o país e a advogada fica responsável pela defesa da suposta assassina, ela se encontra no meio de uma situação delicada que envolve o líder da maior facção criminosa do país e as pessoas que o querem morto. Além disso, Heloísa precisa lidar com um trauma de infância que estava escondido em sua memória e que, recentemente, tem ameaçado ressurgir e revelar um segredo familiar doloroso.

    Lutando contra estatísticas

    Sentença levanta questões sobre o universo jurídico que, muitas vezes, pune pessoas menos favorecidas, sem chances de defesa. A personagem de Camila Morgado é a protagonista que luta contra este sistema e entende que pessoas negras e pobres, geralmente abandonadas pelo governo e pela sociedade, são prejudicados pela ausência de recursos que possibilitem vereditos justos perante a lei.

    Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, a atriz contou sobre o papel de Heloísa na trama. "Eu faço uma advogada criminalista que é a favor dos direitos humanos. Ela entende o que esse sistema representa. A desigualdade social está totalmente ligada nesse sistema que existe, que é tão opressor, que trabalha em cima da punição. A minha personagem acredita que todo mundo tem direito a defesa, senão viveremos uma grande barbárie."

    "O sistema prisional e carcerário é extremamente violento e trabalha em cima de problemas estruturais, como o racismo. Eu acho que isso é um tema muito relevante na série, ela fala muito sobre o problema de desigualdade social e o quanto o cárcere te deixa mais violento do que você entrou. A população carcerária é imensa, as prisões estão super lotadas e talvez a justiça não funcione ali dentro”, completa.

    Quanto às inspirações para trazer vida aos protagonistas de Sentença, Fernando Alves Pinto afirmou que um ator sempre empresta suas próprias personalidades e pensamentos para interpretá-los. Intérprete do promotor Pedro, na série, ele diz: "É muito interessante como os personagens se misturam com as nossas intenções. Se eu for fazer o Getúlio Vargas, ele vai ser misturado comigo. O Pedro, eu queria colocar como um socialista, como um promotor que vai atacar o real inimigo. As prisões estão lotadas pelos peões, os mandantes do crime não estão lá. O que a prisão faz é criar mais soldados para o crime".

    Sentença
    Sentença
    Data de lançamento 2022-04-15 | min
    Séries : Sentença
    Usuários
    3,2
    Assista agora

    Série feita e protagonizada por mulheres

    Sentença tem protagonistas fortes em diversas posições: de poder ou de falta de privilégio. Isso significa que todas são importantes para contar esta história que as conectam. Além disso, a série é dirigida apenas por mulheres, sendo elas a cineasta argentina Anahí Berneri e Marina Meliande.

    Ao AdoroCinema, Marina afirmou que diversos cuidados foram tomados para que a série tivesse uma representação realista da realidade, incluindo o trabalho conjunto de diversas mulheres por trás das câmeras. "É uma série muito diversa, isso foi importante. Desde os roteiristas até a direção, temos muitas mulheres em cargos de comando e acho que isso é um diferencial também. A gente também teve assessorias muito importantes ao longo do desenho da série, principalmente uma assessoria jurídica. Contamos com uma pesquisa bastante aprofundada para podermos trabalhar esse universo."

    "A série teve uma pesquisa para escrever o roteiro, que foi muito interessante para mim, como diretora argentina. Foi um desafio grande pesquisar a realidade social do Brasil, mas acho que Sentença é uma série universal que toca temas que vão gerar interesse em distintas audiências", concluiu Anahi.

    Os episódios de Sentença estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top