Minha conta
    Ator mirim de Indiana Jones e Os Goonies retorna ao cinema este ano: Veja como ele está agora

    O ator Ke Huy Quan estrelou dois dos maiores sucessos dos 80, mas abandonou sua carreira de ator por um bom tempo.

    Everything Everywhere All at Once promete ser um dos filmes mais malucos de 2022 por causa de sua história sobre multiverso – ou sejam um parceiro ideal para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura da Marvel. No enredo, teremos um personagem aparecendo em três versões diferentes ao lado da atriz Michelle Yeoh, que se trata de um ator que estrelou dois dos maiores sucessos de aventura de Steven Spielberg ao longo dos anos 80: Ke Huy Quan (anteriormente conhecido como Jonathan Ke Quan).

    Conheça Ke Huy Quan, ator mirim de Indiana Jones e Os Goonies

    Ke Huy Quan que nasceu no Vietnã em 1971, mas foi expulso de sua terra natal em 1978, fugindo para os EUA com sua família em 1979. Sua primeira aparição no cinema foi em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), dirigido por Steven Spielberg, onde ele aparece como Short Round, que era um personagem durão, amado por uns e odiado por outros, companheiro do protagonista estrelado por Harrison Ford. Em Os Goonies (1985), escrito / produzido por Spielberg e dirigido por Richard Donner, ele apareceu como Richard 'Data' Wang, um dos membros da gangue infantil no centro da história.

    Inclusive, foi com sua participação em Indiana Jones que ele aprendeu um pouco de artes marciais e treinou com o lendário dublê Philip Tan, o pai da estrela de Mortal Kombat (2021), Lewis Tan. Isso o fascinou tanto que ele continuou o treinamento em particular, usando depois seu conhecimento por trás das câmeras. Por vários anos ele fez parte da equipe de dublês permanente do especialista em ação Corey Yuen e esteve envolvido em X-Men (2000), O Confronto (2001) com Jet Li e filmes de Hong Kong.

    Ke Huy Quan largou a atuação, mas retorna aos cinemas em 2022

    Em 2002 ele apareceu na frente da câmera pela última vez no filme de Hong Kong chamado Second Time Around, produzido por Johnnie To. Depois disso, ele finalmente desistiu de atuar, frustrado com o fato de que, sendo um ator de ascendência asiática em Hollywood, quase não havia papéis para ele e os que apareciam eram apenas os mesmos papéis clichês. Em vez disso, ele trabalhou para o diretor Wong Kar-Wai em Hong Kong por alguns anos, em 2046 - Os Segredos do Amor (2004) e outras produções. 

    Ke Huy Quan, atualmente com 50 anos, revelou recentemente à revista Entertainment Weekly que foi o sucesso da comédia romântica Podres de Ricos (2018), estrelada por Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh e Gemma Chan, que reacendeu sua paixão pela atuação. O filme, que foi escalado exclusivamente com atores de origem asiática, foi "pioneiro" para ele – decidindo voltar a atuar no futuro.

    Não demorou muito e ele apareceu no filme Em Busca de 'Ohana (2021), da Netflix, embora em um papel que seja principalmente uma homenagem aos Goonies. Ele mesmo descreveu a pequena parte como um “aquecimento” para seu verdadeiro retorno, agora nos cinemas, em Everywhere Everywhere All at Once.

    No filme, uma idosa imigrante chinesa é envolvida em uma aventura insana, na qual ela sozinha pode salvar o mundo explorando outros universos que se conectam com as vidas que ela poderia ter levado. Ke Huy Quan vive três versões do mesmo personagem Waymond: um marido muito gentil e pacífico em um universo, um especialista em artes marciais em outro e um homem dos sonhos românticos no terceiro. Para o papel, era preciso dominar artes marciais e comédia, além de saber falar vários idiomas.

    Everywhere Everywhere All at Once ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

    Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
    Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
    Data de lançamento 23 de junho de 2022 | 2h 19min
    Criador(es): Daniel Scheinert, Daniel Kwan
    Com Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Jamie Lee Curtis
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,5
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top