Minha conta
    Cenas excluídas de Titanic fecham vários buracos do roteiro, e farão você entender o destino dos personagens

    Filme estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio teve que ser encurtado pelo diretor James Cameron. Mas o que ficou para trás?

    Não é segredo que Titanic deu ao público muitos momentos de dor e sofrimento – afinal, se Rose tivesse se espremido um pouco, Jack caberia naquela porta de madeira. Ao mesmo tempo, o longa de 1997 garante uma dose eterna de nostalgia, além de ter se tornado um dos maiores clássicos do cinema. Com 11 vitórias de 14 indicações ao Oscar, a trama estrelada por Kate WinsletLeonardo DiCaprio nunca deixou o top 3 de maiores bilheterias da história – atualmente, está atrás de Avatar e Vingadores: Ultimato.

    Mas você sabia que o filme deveria ter uma duração bem superior àquela vista nas telonas? O corte final só ficou com 195 minutos (ou 3 horas e 15 minutos) porque o diretor James Cameron se esforçou bastante para encurtar a história. Infelizmente, nesse processo, ele acabou excluindo várias cenas que teriam ajudado o público a entender melhor os personagens e seus destinos, ou mesmo que teriam justificado alguns furos de roteiro.

    Cena icônica de Titanic foi improvisada, e Leonardo DiCaprio não queria fazê-la

    De onde vem a música que Rose canta para Jack enquanto esperam o resgate no mar gélido? Será que os protagonistas não deram mais de um beijo? Por que não há mais paixão? O que aconteceu com Fabrizio, o amigo italiano de Jack, e com a pequena Cora? Entenda tudo a seguir!

    DE ONDE VEM A MÚSICA QUE ROSE CANTA ANTES DE JACK MORRER?

    Depois de irem à festa da terceira classe onde dançam como loucos, Jack e Rose vão dar um passeio agradável. Eles cantam despreocupadamente – e, se você prestar atenção, rapidamente vai reconhecer a música: "Venha Josephine, na minha máquina voadora, e suba! Suba! [...] Suba, suba. Um pouco mais alto". É a letra que Rose balbucia pouco antes de descobrir que Jack congelou até a morte no Oceano Atlântico.

    Nas imagens deletadas, os dois olham para as estrelas depois de cantar, e Jack diz a Rose: "Meu pai costumava me dizer que toda vez que você vê uma estrela cadente, uma alma sobe para o céu". Na cena da morte, ela está olhando para o céu, talvez esperando por uma estrela para fazer seu pedido.

    QUAIS ERAM AS VERDADEIRAS AMBIÇÕES DE ROSE?

    As cenas excluídas esclarecem parte das ambições de Rose e o porquê de não se encaixar no mundo da elite. Enquanto caminham pelo convés, ela explica a Jack que não é uma flor delicada, como todos esperam que seja.

    "Sou robusta, forte como um cavalo. Estou aqui para fazer alguma coisa, não para ser um ornamento. Está vendo essas mãos? Elas foram feitas para trabalhar. Há algo em mim, Jack, sinto muito. Não sei o que é, se devo ser pintora escultora ou... sei lá, dançarina como Isadora Duncan, um espírito selvagem, pagão", revela a protagonista.

    Titanic: Kate Winslet desabafa sobre as críticas "chocantes" e "cruéis" que recebeu

    Após sobreviver ao naufrágio, como ela conta na fita original de Cameron, Rose levou sua vida ao máximo. Ela foi atriz e dançarina por um tempo, aprendeu a andar a cavalo, voou de avião, se casou e teve dois filhos. Uma vida feliz e plena.

    O BEIJO DENTRO DO CARRO NÃO FOI O ÚNICO GRAVADO

    Ainda que não haja dúvidas sobre o amor entre Jack e Rose, os fãs sempre sentiram falta de momentos mais quentes entre eles. Afinal, a cena do carro com vidros embaçados não foi suficiente. Entre os trechos que acabaram cortados, há um beijo na sala das caldeiras: o casal está fugindo do guarda-costas de Cal Hockley (Billy Zane) e se refugia entre os trabalhadores do navio. Em meio ao vapor, carvão e fogo, eles se fundem em um beijo terrivelmente apaixonado.

    Os 6 melhores beijos cinematográficos para deixar qualquer pessoa apaixonada

    ONDE ESTAVA O AMIGO ITALIANO DE JACK ESSE TEMPO TODO?

    Jack e Fabrizio (Danny Nucci) são inseparáveis. Eles embarcam juntos no Titanic para construir uma vida melhor nos EUA, mas o filme logo esquece o italiano para focar no personagem de DiCaprio e seu caso com Rose. O que Fabrizio fez naqueles dias antes da trágica colisão com o iceberg? Ele estava protagonizando sua própria história de amor!

    Pouco depois de subir a bordo, ele conhece a norueguesa Helga (Camilla Overbye Roos) e se apaixona por ela. Apesar de não falarem a mesma língua, eles logo se conectam – como visto em uma cena descartada. Em outra sequência não utilizada, o naufrágio já está em andamento, e Fabrizio tenta escapar com Helga  de todas as formas. Porém, ela decide ficar com os pais. Emocionados, os dois se despedem enquanto todos os passageiros correm em busca de segurança.

    JAMES CAMERON DESCARTOU CENA EM QUE UMA CRIANÇA MORRE

    Há uma personagem que aparece repetidas vezes em Titanic: Cora (Alexandrea Owens), uma garotinha da terceira classe que encanta não apenas Jack, como todos os espectadores. Ninguém sabe o que acontece com ela no fim, embora seja possível imaginar que se juntou às muitas vítimas de seu "grupo social".

    5 filmes de sucesso que irritaram as famílias dos retratados

    Uma cena deletada confirma que Cora realmente se afogou dentro do transatlântico. Nas imagens, ela e os pais tentam sair por um dos portões fechados. A água já chegou até eles, então pouco podem fazer para se salvar. Gratidão a Cameron por ter removido o fatídico momento do corte final – um baque desses, bicho?

    Titanic
    Titanic
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 | 3h 14min
    Criador(es): James Cameron
    Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top