Minha conta
    O Esquadrão Suicida: Visitamos o set do novo filme de James Gunn

    Margot Robbie, John Cena, Idris Elba são parte do elenco estelar da produção da DC/Warner.

    O Esquadrão Suicida é um filme que já nasceu a partir da ideia de agradar os fãs da DC. Com a direção e visão imaginativa de James Gunn (Guardiões da Galáxia), a superprodução já chama bastante a atenção do público pelo fato de não ser nem um reboot por completo ou uma continuação direta do comentado filme de 2016.

    Na verdade, o filme é algo realmente único, fruto da compreensão de Gunn para com os famosos personagens dos quadrinhos. De Arlequina (Margot Robbie) e Rick Flagg (Joel Kinnaman) a personagens novos no cinema como o Sanguinário (Idris Elba), O Esquadrão Suicida se propõe a inovar o universo de anti-heróis que já conhecemos para seguir por completo a visão de um diretor fanático por quadrinhos.

    A convite da Warner Bros. Pictures, o AdoroCinema teve a oportunidade de visitar o set de filmagem deste grande lançamento em novembro de 2019, quando a equipe rodava cenas internas no estúdio em Atlanta, EUA. Para além de ser uma experiência muito rica em detalhes de bastidores, pudemos acompanhar uma tarde inteira de cenas dentro do estúdio -- que contava com uma mistura de cenários reais com chroma key e apresentava um dos locais que aparecem no trailer do filme, no momento em que Flagg diz que o suicídio é "o negócio do grupo".

    O ESQUADRÃO SUICIDA NÃO TERÁ CONEXÃO ALGUMA COM O FILME DE 2016

    Ao longo deste dia frio na cidade de Atlanta, conversamos com Margot Robbie, James Gunn, John Cena, o produtor Peter Safran e a designer de produção Beth Mickle. Logo no início das entrevistas realizadas em conjunto com o AdoroCinema e diversos veículos do mundo todo, Safran explicou que o filme de 2021 não entra em conflito e nem se conecta com o filme de David Ayer.

    "Nunca abordamos essa ligação. Não há nada que ocorra neste filme que entre em conflito, mas também não há nada sobre ele que o conecte com o outro filme. Então, parte dos personagens estão no filme anterior, mas não há referência a isso ou ao que quer que tenha acontecido no outro filme. É apenas isso: 'nós temos uma equipe'. E aqui está a nova missão que vamos enviar a vocês", diz.

    "Esta é a versão que O Esquadrão Suicida deveria ser"

    Safran também deu detalhes do período de negociação para James Gunn integrar a equipe na cadeira de diretor. "Quando James teve a oportunidade de começar a pensar conosco em fazer este filme, foi muito importante para ele ter um espaço completamente limpo. Quando fui até ele e disse: 'você está interessado nisso? Acho que seria uma grande oportunidade, porque quem é melhor do que James Gunn em reunir um grupo ímpar de personagens e enviá-los em uma missão? ', sua grande primeira pergunta foi: 'podemos ter certeza de que eu terei uma tela completamente em branco, que não ficarei em dívida com nada do que vem antes, e que terei o uso livre de quaisquer personagens que estão lá?'.

    Com esta pergunta de Gunn, Safran afirmou que aquela era a versão de O Esquadrão Suicida que deveria acontecer. O fato de o diretor também ter selecionado personagens não tão conhecidos pelo público geral foi algo que chamou a atenção da equipe: "ele [James] gosta de pegar personagens que as pessoas não conhecem bem - então não há muita bagagem para eles - e de realmente criar características totalmente desenvolvidas e arcos de história".

    Sobre o enredo do filme, Safran deu detalhes interessantes e disse que O Esquadrão Suicida é uma mistura do clássico Dirty Dozen com Guardiões da Galáxia. "A missão do longa é: Amanda Waller (Viola Davis) está montando uma equipe para enviar à pequena nação-ilha fictícia ao largo da Argentina. Há 100 anos ela é governada pela família Herrera. Recentemente houve um golpe militar e a família Herrera - embora conte com vários mortos e ditadores - teve um relacionamento decente com os Estados Unidos. Waller envia O Esquadrão Suicida para destruir uma prisão / prédio de experimentos científicos antes que os agentes do golpe militar descubram o segredo que está ali dentro", conta aos jornalistas.

    A DIREÇÃO CUIDADOSA -- E PRÁTICA -- DE JAMES GUNN

    Ao longo do dia que passamos no set do longa de ação, acompanhamos uma cena em que o Esquadrão planeja um ataque em grupo. E, observando o trabalho minucioso de Gunn no set, é inegável seu talento de observação a vários detalhes ao mesmo tempo. Uma das cenas era relativamente breve, mas a coreografia do elenco e os movimentos de câmera não eram nada simples de se executar.

    Em meio às pausas entre uma cena e outra, James Gunn foi conversar com a imprensa e demonstrou bastante satisfação em falar de seu primeiro projeto para a DC/Warner. Ele iniciou a conversa se referindo à cena que havíamos acabado de assistir.

    "Ela foi fácil de fazer porque estamos todos começando a realmente fluir como uma equipe. Todos sabem quem são seus personagens e eu já sei como todos trabalham como atores. No começo, tenho que aprender como as pessoas trabalham. Há muita coreografia em algumas cenas -- eu tenho tudo anotado nos meus pequenos desenhos lá em cima, com mapas e tudo mais. Mas o bom é que Idris, Joel e Margot, que estão fazendo a maior parte da coreografia, estão em sincronia. Portanto, tem sido bastante simples, considerando o quão complexo é", disse Gunn.

    Em seguida, o AdoroCinema perguntou ao diretor como estava sendo o processo de fazer um filme com muitos efeitos práticos -- algo que tanto o produtor Peter Safran, a designer de produção Beth Mickle e o próprio Gunn se orgulham bastante. "O Esquadrão Suicida possui mais efeitos práticos que todos os meus filmes juntos!", foi o que nos disse um James Gunn satisfeito.

    Eu amo fazer isso porque adoro ver as coisas no set conforme acontecem. E eu adoro ser capaz de dar algo para os atores e o pessoal da câmera lidarem na prática. Eu realmente acho que ultimamente, quando você vê tantos filmes que têm toneladas de sets todos com tela azul, você perde muito. E por ter tantos cenários práticos enormes neste filme, acho que isso torna a experiência mais rica e criativa. (James Gunn)

    Quando chegou a hora de Margot Robbie ceder alguns minutos para a imprensa, a intérprete de Arlequina elogiou o diretor e disse que estava sendo muito divertido trabalhar com um fã de quadrinhos. Vestindo seu look vermelho e preto, Robbie apontou que a essência de sua personagem é a mesma. "Estamos explorando coisas novas, mas basicamente esta é a mesma pessoa. Harley, essa adorável psicopata", disse, aos risos.

    Robbie também destacou que sua amada personagem se dá melhor quando está em grupo (algo que ela já havia nos dito em entrevista exclusiva na CCXP 2019, um mês após esta visita ao set). "Colocar a Harley sozinha seria como colocar uma criança sozinha no playground. Nunca será tão divertido quanto quando ele está cheio de outras crianças para brincar", explica.

    A atriz e produtora também destacou os pontos positivos de se trabalhar em uma megaprodução que prioriza os efeitos práticos: "É sempre uma bênção simplesmente ter isso na sua frente. E, no entanto, muito disso é prático. E você obtém uma descarga de adrenalina que simplesmente não consegue replicar, não importa o quão forte esteja forçando sua imaginação. Uma das cenas filmadas foi em uma praia, e estávamos chegando na verdade na água correndo pela areia. Eu tinha explosões acontecendo ao meu redor como se eu estivesse em uma zona de guerra ... E isso é uma loucura. Você realmente não pode replicar. Você não pode replicar suas reações da mesma maneira quando algo explode na sua cara e no momento exato em que isso aconteceu", relembra Robbie.

    Após a entrevista com Margot Robbie no fim do dia de filmagens, o ator John Cena também cedeu um tempo para falar conosco. Apesar de não poder falar nada sobre seu personagem em O Esquadrão Suicida por razões contratuais, ele demonstrou estar realizando um trabalho muito satisfatório como ator. 

    "É um bônus quando você pode ler uma boa história e depois trabalhar com um bom contador de histórias. Acredito que uma boa história, em sua totalidade, faz pensar, rir e chorar. Ação, comédia e coração. Primeiro você vê o que está impulsionando a ação, aí o coração te faz chorar, e a comédia te faz rir. Acontece que James é as duas coisas que ele já disse: para fazer um grande filme, é preciso criar algo inteligente e honesto", afirmou Cena, que interpreta o Pacificador, um dos novos personagens do Esquadrão que ganhará uma série original na HBO Max.

    O Esquadrão Suicida estreia nos EUA e na HBO Max em 06 de agosto de 2021. No Brasil, a estreia nos cinemas está prevista para o dia 05 de agosto.

    O Esquadrão Suicida
    O Esquadrão Suicida
    Data de lançamento 5 de agosto de 2021 | 2h 12min
    Criador(es): James Gunn
    Com Margot Robbie, Evie Saide, Idris Elba, Ronaldo Júlio, John Cena
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    4,0
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top